12/09/2017 - 12:31 - Atualizado em 14/09/2017 - 15:18
Alunos de Jornalismo da UFU realizam “TCC prático”
Documentários, livros e revistas foram produzidos como requisito para conclusão do curso
Daniel Pompeu (Estagiário de Graduação)

âmagoCena do documentário "Âmago", produzido por alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFU (Foto: reprodução)

Todos aqueles que já passaram pela graduação conhecem o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas os alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para além da monografia, também criam produtos voltados ao mercado nos últimos anos de curso. O projeto e execução são realizados durante dois semestres nas disciplinas de Projeto Experimental (PEX) I e II.

Em julho deste ano, seis trabalhos foram apresentados e avaliados por bancas compostas por professores e profissionais especializados. De acordo com uma das professoras que acompanha as disciplinas, Ana Cristina Spannenberg, a maioria dos cursos de Comunicação oferece a opção ao aluno de um trabalho prático ou monografia. Na UFU, os estudantes passam pelas duas etapas. Segundo ela, o projeto é uma forma dos alunos colocarem a “mão na massa” e terem contato com o que lhes é esperado pelo mercado de trabalho. “Não é apenas mais um ‘trabalhinho’, é um trabalho que tem várias especificações que o colocam dentro de uma categoria que tenta ao máximo dialogar com a realidade concreta da profissão”, explica.

Como um dos projetos realizados, a agência Pod1um executou um plano de assessoria de imprensa para o paratleta Rodrigo Parreira, medalhista nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e no Mundial de Paratletismo Londres 2017. A equipe mediou o contato do atleta com a imprensa uberlandense e o acompanhou em eventos, além de produzir conteúdo para suas mídias sociais.

De acordo com Ellen Melo, graduanda e presidente da agência, o interesse pela assessoria esportiva já era nutrido por alguns integrantes do grupo durante o curso. “Trabalhar com o paradesporto, e especificamente com o Rodrigo, mudou muito a forma como eu vejo o mundo. [...] A gente vê quanta coisa ele passou, e mesmo assim continuou buscando o sonho dele”, diz.

Segundo ela, apesar de gratificante, há dificuldades financeiras envolvidas em dar continuidade ao projeto para além das disciplinas. “A grande dificuldade é a questão do custo. Como é um trabalho de faculdade, eles foram nossas ‘cobaias’ e a partir do momento que a gente vê que dá certo, demanda um tempo imenso, é uma dedicação muito grande”, explica.

Conheça os trabalhos apresentados este ano:

Revista digital Amaterna

Isabella Rodrigues, Lais Vieira, Letícia Brito, Marcela Pissolato e Josielle Ingrid

A revista aborda o universo e as particularidades das escolhas da mulher em relação à maternidade. Algumas questões levantadas pelo grupo nas duas edições são os prazeres e as dificuldades de se ter filhos e a adoção em suas diversas facetas. O termo “amaternidade”, cunhado pelas integrantes, procura abranger a ausência ou presença da maternidade e a diversidade que envolve o tema.

Acesse: Revista digital; Facebook

Agência de assessoria Pod1um

Giovana Oliveira, Ellen Melo, Bruno Prado, Ana Augusta Ribeiro, Maryna Ajej e Michelle Rosa

Motivados pela escassez local de agências de assessoria voltadas ao paradesporto, o grupo criou a Pod1um. Durante o projeto experimental, a agência assessorou Rodrigo Parreira, paratleta de atletismo medalhista nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e no Mundial de Paratletismo Londres 2017.

Acesse: Facebook

Livro-Reportagem O Laço que Abraça

Ygor Rodrigues, Bianca Mara Guedes, Amanda Cristina, Pedro Vitor Alves, Adrivania Santos e Laura Fernandes

O livro reúne quatro perfis jornalísticos em profundidade que contam a história de pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Para além de contar as trajetórias de vida, a equipe propõe uma quebra de estereótipos normalmente associados ao HIV/Aids, além de incluir informações sobre tratamento e particularidades da doença.

Acesse: Facebook; Livro não disponibilizado online pelo grupo.

Ebook Very Valentin

Bianca Félix, Amannda Pereira e Gustavo Cardoso

O livro digital aborda a história de vida e trabalho do estilista italiano Valentino Garavani. Conhecido pelos glamourosos vestidos vermelhos, Valentino teve grande influência nas passarelas ao redor do mundo. No trabalho, a equipe reúne sua biografia e explora as influências do estilista no contexto local, além da relação entre moda e sociedade.

Acesse: Ebook; Instagram

Documentário e livro-reportagem Quero Preces e Nada Mais

Timóteo B. Junior, Hiago de Nascimento, Victor Fernandes, Matheus Xavier e Alex Furtado

Com tom poético, o documentário conta a história de João Luiz Fagundes, conhecido como João Relojoeiro, homem que foi preso, torturado e morto na década de 1950 após ser acusado de roubar uma joelheria de Uberlândia. Postumamente inocentado, alguns habitantes da cidade até hoje o consideram santo. O filme tem melodia e letra da música “Quando Eu Me Chamar Saudade” autorizadas como trilha pelo filho do sambista Nelson Cavaquinho, Nelson Luiz da Silva.

- Documentário e livro não disponibilizados online pelo grupo e sem novas datas para exibição.

Documentário Âmago

Gabreli Mazzola, Mateus Augusto Ferreira, Paola Buiatti, Renato Taioba e Rodrigo Castro

Focado em quatro personagens, o documentário oferece as íntimas perspectivas sobre depressão, seu tratamento e as dificuldades de quem sofre com a doença. Os emocionantes relatos foram filmados no Teatro Municipal de Uberlândia.

Acesse: Facebook; Documentário não disponibilizado online pelo grupo e sem novas datas para exibição.