20/09/2017 - 17:07 - Atualizado em 26/09/2017 - 10:48
Cresce número de pós-graduações da UFU com nível de excelência internacional
Resultado foi apontado pela Capes
Letícia Brito (Estagiária de Graduação)
Pedro Vitor (Estagiário de graduação)

Oito cursos da UFU tiveram crescimento na nota, em relação à última avaliação (Foto: Milton Santos).

Nesta quarta-feira, (20/9), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados da avaliação feita sobre os programas de pós-graduação stricto sensu do Brasil, em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Na UFU, oito cursos subiram de conceito na pontuação e quatro obtiveram notas que os colocam em posição de cursos de excelência internacional (dois a mais que na avaliação anterior, de quatro anos antes).

Esse processo de avaliação acontece a cada quatro anos e tem três critérios avaliativos básicos, segundo a diretora de Pós-Graduação da UFU, Eloisa Ferro. “Leva-se em conta a formação de recursos humanos, a produção desses programas e a inserção do aluno no corpo do programa”.  A partir dessa avaliação, os cursos recebem suas respectivas pontuações.

Ferro explica ainda que a pós-graduação na UFU é robusta, com 51 Programas e 50% do corpo docente da universidade se dedicando a ela. Além disso, 20% dos pós-graduandos de Minas Geras estudam na UFU. Quanto mais altas forem as pontuações dos programas de uma universidade, mais recursos são destinados à ela pela Capes.

Excelência internacional

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFU obteve, pela segunda vez consecutiva, a pontuação máxima: nota sete. Em Engenharia Mecânica, três cursos no país chegaram a essa pontuação na avaliação deste ano. Mestrados e doutorados que obtêm as pontuações seis e sete estão em nível de excelência internacional.

O coordenador do programa, professor Gilmar Guimarães, atribui o desempenho ao trabalho conjunto dos docentes, técnicos e discentes. “Antes de obtermos nota sete, fomos avaliados por três vezes consecutivas com nota seis. A pesquisa na Faculdade é uma coisa muito forte e vem sendo desenvolvida há bastante tempo. Este resultado é uma consolidação”, aponta.

Guimarães acredita que essa pontuação contribui para fortalecer a UFU. “Esse conceito dá uma visibilidade à universidade em si porque ele demonstra a inserção que temos não só na região, mas no país. Representa uma descentralização, mostra que o interior também consegue fazer coisas de qualidade”, ressalta.

Além da Engenharia Mecânica, UFU possui mais três programas de pós-graduação de excelência, de acordo com a Capes. Os Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Odontologia e Imunologia e Parasitologia Aplicadas obtiveram nota seis e se destacaram nacionalmente.

Eloízio Júlio Ribeiro, coordenador do programa de pós-graduação em Engenharia Química, ressaltou que a “nota seis com certeza será de grande importância para o programa, pois dará maior visibilidade, tanto no país como no exterior e contribuirá para o aumento do número de bolsas do programa”. Para Ribeiro, aumenta também a possibilidade de competir em editais para obter financiamento de pesquisas, tanto nos órgãos de fomento, como de empresas.

O atual coordenador do programa de pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, Tiago Patriarca Mineo, declarou que a nota seis é a consolidação dos esforços de sua equipe, sendo que este resultado se manteve desde a última avaliação do Capes. Mineo afirmou que pretende adquirir nota sete na próxima avaliação e, para isso, “a intenção é promover algumas mudanças, como uma reforma curricular, o aumento de produção científica, reforçando com os alunos a  importância e qualidade de pesquisas, para alcançar mais publicações, e maior impacto”

A avaliação apresentada pela Capes representa “um sonho realizado pelos idealizadores do programa, o reconhecimento do trabalho em equipe e o esforço de cada um”, revelou Gisele Rodrigues da Silva, coordenadora do programa de pós-graduação em Odontologia.

Laboratório da Faculdade de Odontologia da UFU, no campus Umuarama (Foto: Milton Santos).

Panorama da UFU

Ao todo, oito programas aumentaram suas pontuações, sendo seis acadêmicos - Odontologia, Engenharia Química, Estudos Linguísticos, Engenharia Biomédica, Administração e Filosofia -, e dois profissionais - Tecnologias, Comunicação e Educação e Ensino de Ciências e Matemática. A avaliação da Capes é comparativa, ou seja, o desempenho de um curso é comparado a outros do país semelhantes a ele (da mesma área) para que se chegue à nota. “Se o Programa mantém sua nota anterior, não quer dizer que não tenha melhorado. Pode ser que tenha tido melhora, mas comparado aos demais programas do país, não atingiu aquele nível almejado”, esclarece a diretora de pós-graduação.

Dois cursos obtiveram nota dois na avaliação da Capes: mestrado em Artes e doutorado em História. Todos os programas do país têm até dia 20 de outubro para  entrar com recurso e recorrer da nota. Caso, após a reavaliação, os cursos permaneçam com pontuação dois, devem encerrar as atividades, de acordo com norma da Capes.

Diretora de Pós-graduação da UFU, Eloisa Ferro, explicou os dados divulgados pela Capes (Foto: Milton Santos).

Novos planos

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFU  tem algumas diretrizes para incentivar o desenvolvimento dos cursos. “A Propp paga as publicações dos docentes que conseguem publicações no estrato A1 de suas respectivas áreas”, explica a diretora.

Há ainda uma novidade. Em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a Propp passou a oferecer às Unidades Acadêmicas a possibilidade de contratação de professores visitantes para atuar nos Programas de Pós-Graduação. “Professores excelentes na área tanto do Brasil quanto do exterior”, completa Ferro.