05/09/2017 - 21:43 - Atualizado em 06/09/2017 - 11:58
Estudantes contribuem com Plano Diretor do Campus Patos de Minas
Discentes opinaram sobre os elementos para espaços livres da unidade
Giovana Oliveira (Estagiária de Graduação)

Estudantes propuseram quais equipamentos ou usos deveriam ser previstos nos espaços. (Foto: Arquivo do Grupo de Trabalho Técnico do Plano Diretor do Campus Patos de Minas)

Na última quarta-feira, 30/08, o Grupo de Trabalho Técnico do Plano Diretor do Campus Patos de Minas da UFU (GTTPD) promoveu uma oficina de desenho com os estudantes da unidade. Durante o encontro os alunos propuseram elementos para os espaços livres do campus.

A ideia de organizar a oficina surgiu após o 2º Seminário UFU em expansão: Plano Diretor Campus Patos de Minas - Diagnóstico e Diretrizes, ocorrido em junho, que apresentou as diretrizes para a ocupação da unidade. Segundo a arquiteta e integrante da equipe de coordenação técnica do Plano, Flávia Fernandes, a atividade da última semana foi uma oportunidade de integrar os alunos à elaboração do projeto.

Assim, durante o exercício, os estudantes falaram como gostariam que fossem os espaços livres e quais equipamentos ou usos a serem previstos nesses espaços. Além disso, a oficina também teve espaço para apresentação do conceito e do estudo do desenho urbano proposto para o Campus e exposição dos aspectos positivos e negativos dos espaços livres da cidade de Patos de Minas a partir da vivência dos discentes.

Para Fernandes, a atividade foi um momento de integração e discussão entre os participantes, com troca de ideias e observações. Quanto aos próximos passos, a arquiteta explica que as propostas dos estudantes serão consideradas para a elaboração do projeto final. “Queremos identificar tanto nos aspectos levantados dos espaços existentes na cidade de Patos de Minas quanto nas propostas, elementos, usos ou equipamentos que foram citados diversas vezes para estabelecer as prioridades para os participantes da oficina. O resultado será discutido no GTTPD, considerando a viabilidade, para entrar no Plano Diretor do Campus como diretrizes a serem seguidas no processo de implantação e construção da unidade”, ressalta.