04/09/2017 - 12:50 - Atualizado em 17/10/2017 - 12:38
Pesquisadores da UFU recebem orientações de comitiva do CNPq
Regras para submissão de propostas e prestação de contas à agência, vinculada ao governo federal, são o principal foco do CNPq Day, que ocorre nesta segunda, 4/9
Hermom Dourado

Pró-reitor de Pesquisa informou que, em breve, também virão à UFU representantes da Capes, da Fapemig e do Finep (Fotos: Milton Santos)

Esta segunda-feira, dia 4 de setembro, marca o início de um ciclo de eventos promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU) com o intuito de informar e esclarecer os pesquisadores da instituição sobre como aumentar a participação nos editais lançados pelos principais órgãos e agências de fomento. O “CNPq Day” ocorre na Sala de Reuniões dos Conselhos, na Reitoria, das 9h às 18h, com a presença de três representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Responsável por dar as boas-vindas aos visitantes enviados pela agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o reitor Valder Steffen Júnior frisou que a busca por recursos para o desenvolvimento dos projetos é uma das missões que a universidade precisa intensificar em momentos de crise, como o atual: “Cabe a nós, diante deste cenário de corte de verbas para várias áreas, como a educação e a ciência, estreitar relações com os órgãos de fomento e entender bem o funcionamento deles. Para tal, eventos como o de hoje, no qual estamos tendo a possibilidade de tirar dúvidas diretamente com membros da equipe gestora do CNPq, são uma oportunidade preciosa.”

Atual gestor da Propp, o professor Carlos Henrique Carvalho adiantou aos presentes que o “Capes Day” já está agendado para 16 de outubro e o “Fapemig Day” será realizado no final de novembro, ainda com data a confirmar. “O diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, Geraldo Nunes Sobrinho, já manifestou interesse em vir ao Capes Day e provavelmente estará na UFU neste evento.

Estes encontros, que proporcionam o esclarecimento de dúvidas na base do tête-à-tête com certeza vão nos ajudar muito na aprovação de novos projetos nos próximos editais. O CNPq, que é o foco desta primeira reunião, já anunciou que vai destinar R$ 25,75 milhões para pesquisa em biomas e educação científica”, sublinhou, acrescentando que a intenção da pró-reitoria é de também promover o “Finep Day” ainda em 2017.

O professor Kleber Del Claro, diretor de Pesquisa da UFU, informou que as quatro chamadas voltadas a biomas e baías remetem à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), válida de 2016 a 2022, e à Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Roteiro

O encontro desta segunda-feira começou com a apresentação das diretrizes básicas do CNPq na parte da manhã e terá prosseguimento à tarde, com o atendimento individual aos pesquisadores da UFU. Fazem parte da comitiva do conselho: Josenilson Guilherme de Araújo (coordenador do Programa de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas e Educação), Josenaldo Ferreira Batista (Coordenador de Prestação de Contas) e Adalberto Cardoso Viana (Chefe do Serviço de Análise Financeira).

“Fazemos, em média, a análise de 600 processos de prestação de contas por mês e de 7 mil ao ano. Eventos como o de hoje na UFU sempre renderam bons frutos ao CNPq, haja vista que, ao mesmo tempo em que fazemos a apresentação das normas básicas e do encaminhamento dos nossos trabalhos, também tomamos conhecimento das maiores dúvidas e dificuldades dos pesquisadores e podemos utilizar estas informações para implantar eventuais mudanças que possibilitem a melhoria dos processos”, apontou Viana.

Evento prossegue ao longo da tarde desta segunda-feira, com atendimentos individuais