06/09/2017 - 10:40 - Atualizado em 07/09/2017 - 09:07
UFU implanta novo procedimento digital para trancamento parcial de disciplinas
Medida visa a agilizar, desburocratizar e facilitar o acompanhamento dos processos
Hermom Dourado

Alan Genari, Paulo Resende Costa, Raulcezar Alves e Ronaldo Pires fazem parte da equipe que criou o novo sistema. (Foto: Divulgação)

Todos os usuários do Portal do Estudante da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ou seja, os alunos matriculados na instituição em cursos de graduação ou pós-graduação, contam agora com um novo procedimento digital para os pedidos de trancamento parcial de disciplinas. Desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI) juntamente com a Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (Dirac), o novo sistema permite que este tipo de requerimento seja realizado pelo aluno de forma on-line diretamente no portal.

"Esta ação cria autamaticamente um processo no Sistema de Gestão (SG) da UFU para que o coordenador do curso faça o deferimento do pedido. Ao final, os dados são atualizados imediatamente e o trancamento fica visível no histórico do aluno", resume o coordenador da Divisão de Sistemas do CTI, Raulcezar Alves.

Além do coordenador, também trabalharam neste projeto outros quatros servidores do CTI: os analistas de Tecnologia da Informação Guilherme Palhares e Ronaldo Pires; Luis Fernando Faina (diretor) e Alan Genari (gerente do Setor de Assuntos Acadêmicos).

De acordo com o diretor de Administração e Controle Acadêmico, Paulo Resende Costa, o trancamento parcial é mais uma das ações recentes da Dirac, com o suporte do CTI, para agilizar e desburocratizar os processos, além de facilitar o acompanhamento deles pelos interessados. "Também este ano nós disponibilizamos as opções de 'Matrícula em Outros Cursos' e 'Solicitação de Alteração de Notas', por meio dos três sistemas do CTI: Portal do Estudante, Portal do Docente e Sistema de Gestão (SG)", enumera.

Costa comenta sobre a dificuldade que os alunos enfrentavam por conta do sistema anterior, quando a movimentação dos processos ocorria de forma manual, via papéis. "Por exemplo, para 'Trancamento Parcial' e 'Matrícula em Outros Cursos', era necessário que o acadêmico se deslocasse até um local de atendimento para preencher a solicitação, que depois seguia para as respectivas coordenações de curso e só então era recebida na Dirac, onde era feito efetivamente o processamento no sistema. Já a 'Solicitação de Alteração de Notas' era realizada pelo docente por meio de Memorando Interno (MI), que seguia para sua coordenação de curso, para então ser enviada e processada pela nossa diretoria. A informatização destes procedimentos permite maior transparência, rastreabilidade, agilidade e praticidade na execução dos processos, tanto para alunos quanto para docentes", finaliza.

O crescimento do número de acessos aos sistemas comprova a popularização e grande aceitação destas novas ferramentas oferecidas à comunidade acadêmica. Confira, abaixo, os dados registrados nos dois últimos semestres letivos e no atual: