10/10/2017 - 12:01 - Atualizado em 16/10/2017 - 12:33
Bocha e basquete marcam início dos XXIV Jogos Internos da Eseba
Modalidades e regulamentos das competições foram escolhidos pelos próprios alunos participantes do Jogin, matriculados do 4º ao 9º anos
Hermom Dourado

Professor Leandro Rezende orienta alunos sobre regras da bocha. (Foto: Hermom Dourado)

Tradição da Escola de Educação Básica (Eseba) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que completa 24 anos em 2017, os Jogos Internos (Jogin) estão sendo disputados neste mês de outubro pelos alunos do 4º ao 9º anos. Abrindo as atividades, os caçulinhas, matriculados no 4º ano, competiram na manhã desta terça-feira (10/10), em duas modalidades escolhidas por eles em votação: basquete e bocha.

Professor responsável pela coordenação dos jogos entre os estudantes do 4º e 5º anos, Tiago Soares Alves explica que o Jogin marca o encerramento do trabalho desenvolvido no eixo temático Esporte e Sociedade para a disciplina de Educação Física, ao longo dos dois semestres letivos: "Esta foi a primeira vez que as turmas do 4º ano votaram na bocha, em detrimento de outros esportes mais trabalhados e comuns para as crianças desta idade, como o atletismo e a peteca. Isso nos chamou bastante a atenção porque se trata de uma modalidade mais praticada por pessoas com deficiência e que não exige movimentos como correr e saltar, privilegiando aspectos como a concentração e a estratégia."

Prestigiando as atividades e dando dicas da modalidade aos jovens alunos, marcaram presença nos ginásios da Eseba alguns paratletas que representam Uberlândia em grandes competições, como Cleinaldo José, e até mesmo o treinador da Seleção Brasileira nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Glênio Fernandes Leite.

Outro membro do corpo docente da Eseba, Leandro Rezende acompanha o Jogin desde o início da iniciativa e testemunha o quanto ela foi importante para a reformulação das aulas de Educação Física na instituição. "Estes jogos surgiram para nos auxiliar a reavaliar o que fazíamos e para mudar a perspectiva dos conteúdos da disciplina, reconstruindo o currículo, de modo a incluir a participação nos alunos no planejamento das competições, que se tornaram mais democráticas, inclusivas e interessantes para eles", sintetiza.

>>> Veja matéria da TV Universitária