11/10/2017 - 00:51 - Atualizado em 17/10/2017 - 08:42
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca homenageia diversidade da cultura negra
Programação, aberta a toda a comunidade, acontece de 23 a 27 de outubro em todos os campi
Fabiano Goulart

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da UFU acontece de 23 a 27 de outubro em todos os campi

Com o tema “As Bibliotecas e a Valorização da Diversidade da Cultura Negra”, o Sistema de Bibliotecas (Sisbi), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vai realizar, de 23 a 27 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2017.

Além de incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, o evento conscientiza a comunidade acadêmica e a sociedade em geral sobre a importância da preservação do acervo bibliográfico. Também são objetivos da Semana difundir o livro e o papel da biblioteca como instrumentos de democratização e contribuir para uma maior promoção da informação e do acesso às diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

Programação

Diversificada e contextualizada para cada unidade do Sistema, a programação é ampla e acontece tanto na Biblioteca Central do Campus Santa Mônica quanto nas Bibliotecas Setoriais da Educação Física, Umuarama, Escola de Educação Básica (Eseba), Hospital de Clínicas da UFU (HCU), Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo.

“Dentro da temática central, cada equipe, das diferentes unidades do Sisbi, programou atividades que mais se identificam com seus públicos específicos. Então, por exemplo, na setorial de Patos de Minas, foi proposto um buffet literário e uma oficina de normalização. Em Ituiutaba, importante centro regional de valorização da cultura negra, as apresentações culturais vão valorizar a dança afro. Já na Biblioteca do HCU, teremos palestra sobre anemia falciforme, que ocorre com frequência em pessoas negras. A partir de demandas da equipe da Editora da UFU (Edufu), teremos no dia 25, no Campus Umuarama, uma oficina sobre como indexar periódicos na base de dados internacional portal Web of Science, para os editores e para todos as pessoas interessadas, explica a coordenadora de Atendimento ao Usuário (Diaus) – e uma das organizadoras – Yara Ribeiro.

A semana se inicia com o colóquio sobre o tema central e com diversas atividades culturais como mostra de cinema focada na cultura negra, saraus e atividades de capoeira, dentre outras. “Também evidenciamos na programação os serviços que a Biblioteca presta aos seus usuários. Teremos, então, oficinas que vão oferecer capacitação em normalização de trabalhos acadêmicos, técnicas de restauração e oficinas de repositório institucional, dentre diversas outras, abertas aos usuários da comunidade interna, acadêmica, e também para todas as pessoas da comunidade externa à UFU, que queiram participar, em todos os campi da universidade”, comenta Ribeiro.

Bibliotecárias Yara Ribeiro e Kelma de Souza: Semana Nacional do Livro e da Biblioteca integra calendário oficial da UFU (Foto: Milton Santos)

Calendário oficial

De acordo com Kelma de Souza, que também organiza a semana, a novidade é que, a partir deste ano, o evento ganha mais visibilidade e apoio em Uberlândia e nas cidades onde a UFU e o Sisbi estão presentes, uma vez que “a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, por intermédio de sua Diretoria de Cultura, e os Gabinetes da Reitoria e da Vice-Reitoria, reconheceram a importância e grandeza da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, realizados pelo Sistema de Bibliotecas, e a incluíram no calendário oficial da universidade. Com isso a direção do Sisbi terá apoio institucional para a realização da Semana, sem a necessidade de concorrer a editais específicos da Proex e, com isso, esses editais poderão apoiar eventos menores e mais específicos”, explica a bibliotecária.

Acesse a programação da SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA 2017

Responsável: Yara Ribeiro

E-mail: diaus@dirbi.ufu.br

Sisbi UFU realiza Semana Nacional do Livro e da Biblioteca de 23 a 27 de outubro em todos os campi da universidade (Foto: Fabiano Goulart)