24/11/2017 - 15:56 - Atualizado em 28/11/2017 - 11:14
Mostra de 500 pesquisas e palestra de Ildeu Moreira marcam Semana de IC
Presidente da SBPC falou sobre cortes no orçamento do governo federal
Ygor Rodrigues (Estagiário de Graduação)

Entre os dias 23 e 24, o assunto em debate na Universidade Federal de Uberlândia foi ciência. Realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a VII Semana de Iniciação Científica contou com a participação de estudantes e professores da UFU e do ensino fundamental e médio.

O evento teve dois momentos de destaque: a palestra do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor Ildeu Moreira, e a a apresentação dos banners por alunos de Iniciação Científica.

Presidente da SBPC, professor Ildeu Moreira (esquerda), e diretor de Pesquisa da UFU, professor Kleber Del Claro (direita). (Foto: Ygor Rodrigues)

A palestra aconteceu no Auditório do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica. Moreira falou sobre a situação da ciência no Brasil, mais particularmente no que se refere ao momento da falta de recursos e quais ações para reverter a situação. Um dia antes da palestra em Uberlândia, o presidente da SBPC havia se reunido com membros do governo federal, em Brasília. Segundo ele, foi feita uma pressão para que se aprove para 2018 o mesmo orçamento de 2017, ou seja, que não haja mais cortes em recursos para pesquisa.

Simultaneamente, ocorreu, no Centro Esportivo Universitário (CEU), a exposição dos trabalhos de Iniciação Científica. A atividade contou com quatro sessões durante os dois dias do evento. Discentes que realizaram pesquisa no ano de 2016 apresentaram seus trabalhos para a comunidade acadêmica.

(Foto: Milton Santos)

No mesmo espaço estavam alunos do ensino fundamental e médio de algumas escolas de Uberlândia, que ali apresentaram, juntamente com graduandos da UFU, as pesquisas desenvolvidas. É o caso de Aliny Lara, aluna do nono ano da Escola de Educação Básica (Eseba/UFU). Para ela, apresentar o trabalho não é novidade. “É a quarta vez que apresento este trabalho. Já apresentei em Belo Horizonte e Santa Catarina”, afirma a aluna. A pesquisa de Aliny Lara consiste na criação de tijolos ecológicos leves, a partir de resíduos sólidos da construção civil. “São utilizados restos de pisos, outros tijolos e isopor”, ressalta.

Gabriel Gonçalves, aluno do oitavo período de Arquitetura e Urbanismo, também teve seu banner exposto no evento. “Meu trabalho parte de uma pesquisa maior, que vem do Núcleo de História de Arquitetura e Urbanismo, que consiste na catalogação dos prédios modernos do Triângulo Mineiro”, declara Gonçalves.

(Foto: Milton Santos)

Cada membro do núcleo ficou responsável por catalogar prédios da arquitetura moderna da cidade de Araguari, pesquisar quem foram os arquitetos responsáveis e se eles tiveram influências dos grandes centros.

Os pôsteres da aluna da Eseba e do discente da UFU fizeram parte dos quase 500 trabalhos que foram apresentados no evento.