28/12/2017 - 16:57 - Atualizado em 03/01/2018 - 16:57
Administração abre espaço para elaboração de proposta ao Edital Capes/PrInt
Comitê Gestor da Proposta será constituído por representantes dos programas de pós-graduação da UFU
Hermom Dourado

Propp e DRII estão à frente das discussões e da elaboração da proposta que será enviada ao Ministério da Educação em abril de 2018. (Foto: Milton Santos)

Este mês de dezembro marcou um intenso debate na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a respeito das estratégias para expandir o processo de internacionalização da instituição. O tema foi o centro das discussões tanto do "I Seminário Interno sobre o Pide-UFU e o Processo de Internacionalização: Possibilidades e Desafios" quanto da última reunião realizada pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep/UFU).

Para dar continuidade aos trabalhos, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e a Diretoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais (DRII) contam com a participação dos pesquisadores representantes dos diversos programas de pós-graduação em atividade na UFU na composição inicial de um comitê que irá gerir a proposta institucional para submissão ao edital do Programa Institucional de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior e de Institutos de Pesquisa do Brasil (Capes/PrInt).

Atual comandante a DRII, o professor Waldenor de Barros Moraes Filho enumera o perfil necessário aos interessados em integrar o grupo gestor da proposta: "Professor efetivo de programa de pós-graduação com conceito 5, 6 ou 7, com liderança acadêmica e experiência internacional, de diferentes áreas do conhecimento; professor pesquisador de Produtividade do CNPq, com experiência internacional; professor com experiência internacional, representante dos programas 3 e 4. A participação dos docentes no Comitê Gestor está regulamentada pelo referido edital e implica a assinatura do Termo de Compromisso."

"Estamos solicitando a ampla divulgação do Edital Capes/PrInt entre os membros dos nossos programas de pós-Graduação stricto sensu. Posteriormente, enviaremos uma chamada interna para submissão de propostas, com orientações especificas sobre os dados a serem informados e encaminhados até o dia 1º de fevereiro de 2018", acrescenta o professor Carlos Henrique de Carvalho, titular da Propp.

Normas específicas

Cada programa interessado em participar deste edital deverá levantar, nesta primeira etapa, uma proposta unificada, representativa de sua produção, a ser escrita em língua portuguesa e em língua inglesa, contendo, pelo menos:

A) Tema aglutinador do programa - confira modelos da Universidade de Calgary, no Canadá, em http://ucalgary.ca/research/files/research/strategicresearchplan2012.pdf e https://ucalgary.ca/research/strategic-research-plan/report

B) Indicação de outros programas de pós-graduação da UFU que poderiam ser parceiros e que possam trabalhar de modo articulado nesse tema;

C) Projetos de cooperação internacional, com seus membros nacionais e internacionais, contendo plano de ação para quatro anos;

D) Universidades e países parceiros (indicando os acordos formalizados ou em processo de formalização já iniciado);

E) Histórico de internacionalização do programa;

F) Outras atividades relativas ao processo de internacionalização.