05/12/2017 - 14:29 - Atualizado em 07/12/2017 - 14:16
Grupo de estudantes realiza Oficinas Terapêuticas no Hospital de Clínicas
Projeto de extensão visa à promoção da saúde mental
Natália Spolaor (Estagiária de Graduação)

Grupo é formado pro alunos de diversos cursos (Foto: Arquivo pessoal)

Alunos dos cursos de Artes Visuais, Dança, Enfermagem, Medicina, Música, Pedagogia, Psicologia e Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) criaram o grupo Dê Lírios: Saúde mental e Arte, uma organização comunitária que tem como missão o desenvolvimento de programas que visam à promoção da saúde mental por meio de eventos, campanhas e ações de educação em saúde.

A responsável pelo projeto é a enfermeira Rejane Maria Dias de Abreu Gonçalves, técnica atuante no Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU/UFU). O Dê Lírios é um projeto de extensão formado por 25 alunos que têm o objetivo de trabalhar com a comunidade externa e acadêmica. A equipe almeja que a sociedade tome conhecimento sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, entendendo que ela é um direito.

O grupo é uma continuidade do Projeto Oficinas Terapêuticas Interdisciplinares. São realizadas seis oficinas semanais com as temáticas Música, Expressão Corporal, Letras, Artes Visuais, Artes Cênicas e Recreação, em que os alunos atuam como monitores. Essas atividades são feitas com os pacientes da Unidade de Internação em Saúde Mental do HCU e, segundo os organizadores, têm gerado impactos positivos na rotina do local.

Foto: Divulgação

Outra atividade que está sendo desenvolvida é uma campanha de arrecadação de livros para a construção de uma biblioteca na Unidade de Internação em Saúde Mental. Assim, o paciente vai poder utilizar as obras, amenizando o cotidiano hospitalar e possibilitando uma melhor estadia durante a internação. Os livros podem ser doados até 22/12, sendo depositados nas caixas dispostas nos Blocos 4K e 2C, do Campus Umuarama; no Bloco 3Q do Campus Santa Mônica ou no Saguão do HC. Mais informações sobre a campanha podem ser encontradas na página do Facebook.