12/12/2017 - 09:59 - Atualizado em 23/12/2017 - 11:48
Museu Universitário de Arte estreia três novas exposições nesta sexta
Mostras "Corpos (in)Dóceis", "Praça Siteótica" e "Sr. Joaquim" ficam em cartaz no MUnA até 27 de janeiro, com visitação gratuita
Hermom Dourado

Discutir uma relativa proximidade física entre o repórter e seu motivo, de maneira que ambos se percebem. Essa é a proposta central de "Corpos (in)Dóceis", exposição assinada por Paulo Augusto e composta por um conjunto de imagens que revelam diversas potências e usos.Ela entra em cartaz no Museu Universitário de Arte (MUnA) na próxima sexta-feira (15/12), às 19h.

Na mesma ocasião, outras duas mostras também estarão ao alcance dos olhos dos visitantes do local: "Praça Siteótica", de Andressa Boel, e "Sr. Joaquim", de Thaís Valadares. A primeira é o resultado da ação artística "Plante na Praça", que aconteceu na Praça Said Chacur, no bairro Santa Mônica. Na ocasião, com a ajuda da comunidade frequentadora do local, Andressa plantou, interviu e modificou o espaço, adaptando-o para as necessidades de uso pessoal ou coletivo.

Já "Sr. Joaquim" apresenta os trabalhos de Thaís Valadares nas séries "TARJAS", com reflexões dos questionamentos sobre memória e individualidade. Ao lançar mão do retrato, a artista fala do mundo palpável do corpo, sua transitoriedade, como se fôssemos apenas um espectro de nós mesmos em eterna mutação. Nesse sentido, as tarjas negam e afirmam nossa individualidade e sinalizam que o tempo nos impõe limite e gera um abismo, ao percebermos, fisicamente, quem realmente somos.

As três exposições recebem visitas no MUnA até 27 de janeiro, gratuitamente e nos seguintes dias e horários: segunda a quinta, das 8h30 às 18h30; sexta, das 8h30 às 21h; e sábado, das 10h às 17h. Os agendamentos para grupos podem ser feitos pelo e-mail educativo@muna.ufu.br. O endereço do museu é Praça Cícero Macedo, 309, bairro Fundinho. Para mais informações, basta ligar: 3231-9121.

>>> Confira o folder com apresentações das três exposições