05/12/2017 - 09:49 - Atualizado em 07/12/2017 - 14:00
Pesquisador da UFU lança livro no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Classificação da família Asteraceae, que inclui margaridas e crisântemos, é tema da publicação
Daniel Pompeu (Estagiário de Graduação)

No dia 7 de dezembro, às 14h, o professor Jimi Naoki Nakajima, do Instituto de Biologia (Inbio) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), lançará, como um dos autores, o livro "A família Asteraceae no Brasil - Classificação e diversidade" no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). O evento “Dia das Margaridas no Jardim” é aberto ao público e acontece no Museu do Meio Ambiente (Rua Jardim Botânico, 1008).

O livro tem a proposta de se tornar fonte de conhecimento sobre a família Asteraceae, que reúne plantas amplamente utilizadas por seres humanos para diversos fins. Alguns exemplos são margaridas, girassóis, crisântemos, absinto e alface. São plantas versáteis com relação ao clima, sendo cultivadas em regiões tropicais, subtropicais e temperadas.

No evento de lançamento da publicação, o professor Nakajima ministrará a primeira palestra, intitulada “Graziela M. Barroso: uma bela margarida da ciência brasileira”. Graziela Maciel Barroso (1912-2003) foi uma importante naturalista e botânica brasileira. A taxonomista (profissional que nomeia e classifica grupos de animais e plantas) recebeu diversos prêmios por seus estudos com relação à família Asteraceae. O livro é dedicado à cientista por suas contribuições na área.

As outras palestras serão: “A fascinante família das margaridas: caracterização, diversidade e importância”, do professor Aristônio Magalhães Teles da Universidade Federal de Goiás (UFG), e "A família Asteraceae no Brasil: concepção e desafios", ministrada pela professora Nádia Roque da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os dois pesquisadores assinam a publicação junto ao professor da UFU.

O livro é publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), com apoio do Projeto Reflora (ligado ao herbário do JBRJ), Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico (CNPq).

convite dia das margaridasConvite para o “Dia das Margaridas no Jardim”, que acontece no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Imagem: divulgação)