15/12/2017 - 11:04 - Atualizado em 21/12/2017 - 09:42
Professores e alunos do Mestrado em Direito publicam livro sobre ética na atualidade
Coquetel de lançamento da obra acontece nesta sexta-feira, às 19h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberlândia
Nasser Pena

A busca de soluções para os dilemas e desafios é algo que tem movido a humanidade ao longo da sua história e, com o passar do tempo, as relações dos homens entre si e com a sociedade têm se tornado mais complexas. Assim, é necessário pensar alternativas para interpretar melhor essas relações e buscar soluções para as questões deste tempo. É nessa perspectiva que o livro "A insanidade do mesmo: ética e hermenêutica a céu aberto" busca abordar temas latentes na atualidade por meio de uma linguagem que seja acessível ao público não acadêmico.

O livro é resultado de um projeto comum entre os professores Dennys Garcia Xavier, Cândice Lisbôa Alves, Beatriz Corrêa Camargo e João Victor Rozzati Longhi, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os docentes decidiram unificar suas atividades avaliativas e reunir os seus esforços aos dos alunos alunos para produzir um material útil para a comunidade. Assim, eles propuseram a produção de textos que tivessem como temática de fundo a ética e a hermenêutica e, ao mesmo tempo, contemplassem as pesquisas individuais dos estudantes do mestrado.

De acordo com Xavier, um do organizadores do livro, a hermenêutica é a ciência da interpretação dos textos, algo que sempre existiu na humanidade em seus processos comunicacionais, mas que só foi sistematizada enquanto ciência na passagem do século XVIII para o XIX. Essa ciência entende que interpretar vai além de reconhecer o sentido das palavras, pois devem ser observados outros fatores. Como aponta Xavier,  “quando você vai interpretar um determinado filósofo, deve levar em consideração o tempo histórico em que ele viveu, quais eram as suas expectativas pessoais com relação àquilo que ele estava escrevendo e para quem ele estava escrevendo”. Ele completa: “o exercício da hermenêutica é o da transposição da perspectiva do leitor para a do autor”. A outra temática abordada na obra é a ética, uma discussão que é sempre atual e, segundo Xavier, “o eixo de sustentação de toda a sociedade”.

A partir desses conceitos, o livro busca relacionar questões atuais com os dois eixos temáticos principais, apresentando textos que discutem, por exemplo, tolerância e corrupção, vulnerabilidade no direito penal, mortalidade de mães negras, autonomia sexual e reprodutiva de pessoas com déficit cognitivo e direito ao lazer. Além disso, a obra ainda conta com um apêndice especial produzido pelo professor alemão Urs Kindbäuser, com o texto mais técnico intitulado “Acerca do conceito jurídico penal de ação”.

Os esforços dos autores da obra vão além de publicizar a discussão de temáticas importantes para a sociedade. “Num país em que parte da população é de analfabetos funcionais, quando você faz o esforço de aproximação da comunidade, isso ganha uma relevância especial. Este não é só um trabalho bonito, é um trabalho necessário e a nossa obrigação como servidores públicos”, afirma Xavier.

Serviço

O coquetel de lançamento do livro "A insanidade do mesmo: ética e hermenêutica a céu aberto" ocorre nesta sexta-feira (15/12), às 19h, na sede da OAB de Uberlândia, localizada à Avenida Rondon Pacheco, número 980. A obra poderá ser adquirida no site da Editora Arraes, a partir do lançamento, com o valor de R$ 89,00.