18/01/2018 - 11:34 - Atualizado em 19/01/2018 - 11:41
Orçamento previsto para UFU em 2018 é de aproximadamente R$ 1 bilhão
Valores foram divulgados no Diário Oficial da União na última segunda-feira (15/01)
Hermom Dourado

Fotos: Milton Santos

O orçamento total previsto para a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2018 é de R$ 1.019.856.236,00. A informação foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (15/01) e significa um acréscimo de 4,5% em relação a 2017, porém, não é possível assegurar que a instituição receberá todo o montante. "Fazemos o planejamento a partir destes números, mas o governo federal tem autonomia para liberar ou não o dinheiro. No ano passado, por exemplo, tivemos que paralisar obras devido ao contingenciamento dos recursos sofrido por todas as universidades federais", explica o pró-reitor de Planejamento e Administração, Darizon Alves de Andrade.

Questionado sobre o fato de mais de R$ 823 milhões - o equivalente a 80,77% do orçamento da UFU - estarem reservados para o pagamento do quadro de pessoal, o gestor da Proplad esclarece que não se trata de uma decisão da UFU e que o controle sobre estas despesas fica a cargo dos ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP): "É um dinheiro que não está sob nosso gerenciamento. Em relação a servidores, temos autonomia apenas para promover substituições; em virtude de aposentadorias ou falecimentos, por exemplo. Não podemos criar vagas, apenas solicitá-las, e a demanda é grande, pois é impossível manter uma instituição da nossa natureza e do nosso tamanho em funcionamento sem os serviços dos docentes e técnicos administrativos."

Ainda de acordo com o pró-reitor, a intenção da equipe gestora é de aplicar na aquisição de equipamentos para labotório e outros materiais de uso comum - tais como ar condicionado, carteiras e demais itens mobiliários - os recursos previstos para investimentos . "O orçamento previsto para estas demandas é de pouco mais de R$ 24 milhões e precisamos contemplar com ele outra grande necessidade que temos, a da renovação da frota, pois transportamos diariamente servidores e alunos tanto em Uberlândia e nos campi fora de sede quanto em viagens com fins administrativos e acadêmicos", acrescenta Andrade. Os 17% restantes do orçamento são referentes a outras despesas correntes.

Darizon Andrade: "Queremos investir em equipamentos, itens mobiliários e na renovação da frota"

A publicação no DOU também apresentou o orçamento aprovado para o Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU). O montante total é de R$  321.103.608,00, dos quais 85% são reservados a pessoal e encargos sociais, 10% para outras despesas correntes e 5% para investimentos.

Como os recursos anunciados e efetivamente liberados pelo governo federal não são suficientes para as demandas de uma instituição do porte da UFU, o pró-reitor de Planejamento e Administração ressalta a importância da atuação dos deputados federais com base em Uberlândia. E isso tanto em termos de emendas parlamentares quanto intermediando o contato com ministros, por exemplo. "Contamos muito com este apoio em Brasília para a viabilização dos nossos projetos e o agendamento das audiências com estas autoridades do governo federal", frisa.