03/01/2018 - 17:24 - Atualizado em 08/01/2018 - 11:39
Programa que visa diminuir retenção e evasão abre inscrições
Docentes de diversas unidades acadêmicas da universidade podem se inscrever no Prossiga
Natália Spolaor (Estagiária de Graduação)

Melhoria na qualidade do ensino é um dos focos do projeto (Foto: Marco Cavalcanti)

Com o objetivo de diminuir as altas taxas de evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Diren/Prograd) abre inscrições para o Programa Institucional de Graduação Assistida (Prossiga). Voltado para professores, o edital tem a finalidade de selecionar propostas que visam à melhoria da aprendizagem, combate à retenção e à evasão no ensino de graduação.

As propostas devem ser apresentadas até o dia 18/03 por docentes da UFU, em formulários próprios, e encaminhadas ao diretor da unidade acadêmica para ciência e confirmação. Podem se inscrever professores de qualquer uma das unidades acadêmicas que atuem e/ou tenham formação na área e/ou experiência compatível e comprovada com o tema da proposta apresentada.

Outro requisito do edital é atender a uma ou mais disciplinas com altos índices de retenção e evasão nos últimos dois anos. Além disso, o projeto terá duração de nove meses, sendo executado entre abril e dezembro deste ano. O resultado final será divulgado no dia 23/03, na página da Prograd. Outras informações estão disponíveis no edital ou podem ser solicitadas por e-mail: prossiga@prograd.ufu.br.

Evasão na UFU

O Prossiga é uma iniciativa para diminuir a evasão e retenção na universidade, já que os números têm sido altos. Os dados de 2017 serão fechados somente em março desse ano pela Prograd, mas são próximos aos de 2016. Somente 20% dos alunos concluíram o curso de graduação na data prevista, mais de 40% dos estudantes deixaram seus cursos em andamento e 38,5% estenderam a permanência por um tempo maior que o planejado.

Para o pró-reitor de Graduação, Armindo Quillici Neto, o Prossiga possibilita que o docente compreenda quais são as dificuldades do aluno. “Sendo um projeto que ocorre paralelo às aulas, o professor está próximo ao aluno, contribuindo para uma melhoria no processo de ensino”, diz o pró-reitor.