02/02/2018 - 12:05 - Atualizado em 06/02/2018 - 13:32
Equipe da UFU coordena V Pesquisa Nacional do Perfil do Graduando
Trabalho consiste na aplicação de um questionário no ato da matrícula nas instituições participantes
Hermom Dourado

Um trabalho abrangendo todos os graduandos e graduandas de cursos presenciais das universidades federais brasileiras e das unidades do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) pretende traçar o perfil desses estudantes. Em sua quinta edição, a Pesquisa Nacional do Perfil do Graduando será realizada neste primeiro semestre de 2018.

Dois professores, dois técnicos, três estagiários e uma egressa da UFU estão conduzindo o trabalho. Com graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Fernanda Duarte Belisário é a secretária da pesquisa e comenta que o alcance do novo censo é também de âmbito internacional, pois conta com a participação dos alunos em situação de deslocamento e intercâmbio. “A UFU, enquanto sede da pesquisa, possui a capacidade de interligar os estudantes do Amazonas ao Rio Grande do Sul, na defesa pela universidade pública e na construção de políticas assertivas para os graduandos. Durante esses seis meses de pesquisa estabeleceremos uma rede institucional que objetiva não apenas conhecer os alunos, mas se aprofundar na sua realidade social ao conhecer as suas experiências e possibilidades dentro das diversas instituições que frequentam”, informa.

À frente da coordenação-nacional da edição atual do censo estão dois docentes da UFU vinculados ao Instituto de Ciências Sociais (Incis): Leonardo Barbosa e Silva e Patrícia Vieira Trópia. De acordo com a professora, a pesquisa de perfil socioeconômico dos graduandos das instituições federais de ensino superior é realizada pelo Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace/Andifes) desde 1996, mas foi reformulada e ampliada em 2014, a partir dos resultados de uma pesquisa piloto executada na UFU.

“Os resultados deste trabalho piloto foram tão positivos, que a quarta edição da Pesquisa Nacional teve coordenação da Diretoria de Assuntos Estudantis e do Centro de Pesquisas Econômico-sociais da UFU e apresentou, em meio a um conjunto de inovações, uma plataforma eletrônica desenvolvida por dois técnicos administrativos da nossa instituição, Alexsandro Souza Mariano e Romualdo Mathias Filho. A IV Pesquisa Nacional também teve saldos importantes e expressivos, de modo que o Fonaprace voltou a confiar a coordenação da edição seguinte a uma equipe de professores e técnicos da UFU”, relata Patrícia Trópia.

A coordenadora destaca, ainda, a relevância da participação massiva dos acadêmicos respondendo com exatidão às questões do questionário: “Uma vez de posse dos levantamentos dos perfis social, econômico e cultural dos estudantes, podemos aprimorar as políticas de assistência estudantil, o ensino, a pesquisa e a extensão, além de defender o caráter público, laico, gratuito das universidades federais brasileiras. Aproveito a oportunidade para conclamar a participação dos estudantes da UFU nesta pesquisa. Basta que acessem o site www.perfil.ufu.br, façam o login e respondam ao formulário on-line.”

>>> SAIBA MAIS:

Confira a chamada que está sendo enviada para as IFES