02/02/2018 - 11:31 - Atualizado em 08/02/2018 - 13:26
Esporte da UFU está entre 20 melhores do país
Rendimento da universidade se destaca no Troféu Eficiência, promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário
Elainy Carmona (Estagiária de Graduação)

Futebol de campo foi um dos destaques da UFU nas competições da CBDU (Foto: Diesu)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conseguiu o seu melhor desempenho já registrado no ranking do “Troféu Eficiência”, divulgado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). Dessa vez, a universidade ascendeu à 19ª posição geral entre as 238 Instituições de Ensino Superior (IES) participantes, sendo a 7ª colocada entre as instituições públicas e a 1ª colocada de Minas Gerais.

O resultado do “Troféu Eficiência” é divulgado pela CBDU ao fim de cada ano e a premiação divide-se em duas modalidades: os prêmios “Luizão” e “Felipe Luna”, que contemplam as IESs e Federações Universitárias Estaduais (FUEs) respectivamente. O objetivo da premiação é incentivar a participação, de forma qualitativa e quantitativa, nas competições que integram o calendário da CBDU, como os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a Liga Desportiva Universitária (LDU), por exemplo.

Rugby masculino contribuiu para o bom desempenho da universidade (Foto: Diesu)

As instituições pontuam tanto pela participação, quanto pelo rendimento nos diferentes eventos. As cinco mais bem colocadas em cada modalidade recebem a premiação numa confraternização denominada “Festa dos Melhores do Ano”, que nesse ano acontece 14 de março, em Brasília.

Segundo o diretor de Qualidade de Vida do Estudante, Claúdio Barbosa, o bom desempenho da UFU se deve ao trabalho realizado pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) e pela Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), que ao longo do ano vem apoiando os atletas  e viabilizando melhores condições de treinamento dentro dos campi da universidade e através da concessão de  auxílios com transporte, hospedagem e alimentação para as competições.

Barbosa afirma ainda, que apesar do bom resultado obtido em 2017, o corte de verbas para o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), responsável pelo financiamento do esporte dentro da UFU,  pode comprometer a participação da universidade em 2018. No entanto a instituição estuda novas fontes  de financiamento e garante manter a estrutura que ampara os atletas.

Confira o calendário das competições de 2018: www.cbdu.org.br/calendario-2018/

TÓPICOS: