06/02/2018 - 15:29 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:42
Projeto da Veterinária promove vacinação de galinhas caipiras
Exames identificam quais vacinas cada animal necessita
Natália Spolaor

Vacinação será específica para cada propriedade (Foto: Pixabay)

Professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estão promovendo uma campanha gratuita de vacinação de galinhas caipiras em Uberlândia e região.

O projeto de extensão, chamado “Vacinação e avaliação do status epidemiológico de galinhas caipiras da região de Uberlândia-MG”, é realizado pela Famev em parceira com o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps) e apoiado por empresas privadas. A iniciativa é coordenada pela professora Belchiolina Beatriz Fonseca.

Para participar da vacinação é necessário atender alguns requisitos: residir em Uberlândia ou em regiões próximas e possuir galinhas caipiras com um plantel de no mínimo 30 e no máximo 900 aves. Em seguida, é preciso enviar um e-mail para igoralvesbatista@hotmail.com ou ceci.soares18@gmail.com, informando o interesse em fazer parte da campanha.

Após esse primeiro contato, o proprietário das aves irá receber uma ficha cadastral que, após preenchida, será avaliada de acordo com alguns critérios como número de aves, demanda, localização, tipo de produção, perfil do produtor, entre outros. As propriedades escolhidas terão suas aves vacinadas, após coleta de sangue dos animais para identificar quais vacinas cada animal necessita. Além disso, o avicultor receberá orientações sanitárias dos pesquisadores.