Patos de Minas

Tecnologia a serviço da vida

Palestras e apresentações de trabalhos marcam a I Jornada em Biotecnologia Avançada

Publicado em 26/02/2018 às 17:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

I Jornada em Biotecnologia Avançada foi realizada em Patos de Minas

Identificar, a partir de plantas do cerrado, o combate ao fungo causador da aspetigilose, uma doença altamente letal que afeta o pulmão, comprometendo, principalmente, pacientes com deficiência imunológica e transplantados de órgãos. Esta pesquisa, desenvolvida pelo farmacêutico bioquímico e estudante do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Jhonatas Cruz, foi um dos trabalhos apresentados durante a I Jornada em Biotecnologia Avançada. O evento aconteceu na sexta-feira, 23/02, no auditório dos Pavonianos, no campus em Patos de Minas.

Com o tema central: Aplicações Biotecnológicas: Ciência e Inovação, a Jornada, além de trazer novos conhecimentos com a participação de pesquisadores de outras instituições como Fiocruz e Embrapa, marcou a abertura das comemorações de instalação do campus em Patos de Minas, que se deu em 2010. “A gente celebra os sete anos de criação de campus e, ao mesmo tempo, o primeiro ano do programa de pós-graduação na cidade”, justificou Enyara Rezende, coordenadora do PPGBiotec.

Além dos trabalhos apresentados, os estudantes participaram de palestras com temas atuais como: Neurobiotecnologia, ministrada por Roney Coimbra, pesquisador da Fiocruz de Minas Gerais; Inovação em Biotecnologia apresentada pelo professor Foued Salmen Espindola do Instituto de Genética e Bioquímica (INGEB) da Universidade Federal de Uberlândia e Nanobiotecnologia, ministrada pelo pesquisador da Embrapa do Distrito Federal, Luciano Paulino. “Esse evento representa muito para os estudantes que começam a entender o que é pesquisa [...] além de promover o intercâmbio com outros pesquisadores”, destacou Matheus Coimbra, assessor da reitoria no campus de Patos de Minas

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), aprovado no final de 2016,  foi o primeiro mestrado - stricto sensu - da região de Patos de Minas e tem como área de concentração a Biociências, nas linhas de pesquisa: Biotecnologia aplicada ao melhoramento genético e produção animal e vegetal; Prospecção de produtos bioativos de interesse médico e industrial, e Bioinformática e Biologia Molecular aplicada à genômica, transcriptômica e proteômica.

De acordo com Enyara Rezende, a Pós-Graduação era uma necessidade da região. “Temos grandes empresas no Alto Paranaíba, desta forma, teremos formação mais qualificada para os profissionais”. Rezende lembrou, ainda, que “a região é muito rica em termos de produção de meio ambiente e a Biotecnologia tem muito a contribuir”.  Para a estudante Tamires Alves, a pós-graduação consolida a ciência na cidade. “Patos de Minas terá mais estudo de agronegócios e agropecuária”.

Campus de Patos de Minas

Criado há sete anos, o campus de Patos de Minas possui três cursos de graduação: Engenharia de Alimentos, Engenharia Eletrônica de Telecomunicações e Biotecnologia. Oferece também dois mestrados: Biotecnologia e Engenharia de Alimentos. O campus possui cerca de 600 estudantes, 54 professores e aproximadamente 100 servidores.

Palavras-chave: Patos de Minas Pós-Graduação em Biotecnologia Divulgação Científica