Pular para o conteúdo principal
Pesquisa

UFU escolhe alunos para prêmio de iniciação científica do CNPq

Estudantes concorrerão a bolsa de mestrado ou doutorado, passagem e hospedagem para a reunião da SBPC e a R$ 7 mil

Publicado em 05/02/2018 às 11:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

O objetivo do prêmio é reconhecer os bolsistas cujos relatórios finais destacam-se pela relevância e qualidade (foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) definiu, em janeiro deste ano, quem são os indicados para concorrer ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Entre os 14 inscritos, foram selecionados cinco trabalhos de estudantes da graduação, separados em duas categorias e em três grandes áreas do conhecimento, conforme as regras estipuladas pelo CNPq. Puderam participar alunos dos cursos de graduação da UFU que desenvolveram projetos no período entre 1º de agosto de 2016 e 31 de julho de 2017.

Na categoria Bolsista de Iniciação Científica concorrerão com estudantes de outras instituições do país Camila Oliveira (Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes), Marcell Sivelli (Ciências Exatas, da Terra e Engenharias) e Danilo dos Santos (Ciências da Vida).

Na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica os indicados foram Cleiver Costa (Ciências Exatas, da Terra e Engenharias) e Thamara Reis (Ciências da Vida). Para a vaga dessa categoria, destinada à área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, não houve inscritos.

O objetivo do prêmio é reconhecer os bolsistas cujos relatórios finais destacam-se pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa de bolsas de iniciação científica do CNPq.

Os ganhadores de cada modalidade e área do conhecimento receberão R$ 7 mil, uma bolsa de mestrado ou doutorado no país e passagem aérea, além de hospedagem para participação na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em 2018. Saiba mais sobre o prêmio em http://www.destaqueict.cnpq.br/web/pdict/inicial

 

Trabalhos selecionados:

A economia solidária como determinante na trajetória profissional de seus participantes: um estudo multicasos no setor de reciclagem de Uberlândia – MG

“É gratificante saber que o trabalho que foi realizado com tanto carinho foi indicado para representar a UFU em um evento tão importante. Ser reconhecida pelo seu trabalho é um grande incentivo para continuar as pesquisas e digo isso não somente por mim, mas também por minha orientadora” - Camila Oliveira (Administração).

Orientadora: Márcia Freire de Oliveira (Faculdade de Gestão e Negócios)

***

Estacas metálicas: Análise da ligação das estacas com o bloco, para blocos sobre uma estaca

“Ser um dos escolhidos para representar a UFU no ‘15º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica’ foi uma grande surpresa, de sorte que este é um grande evento científico, o qual oferece oportunidades de crescimento acadêmico e reconhecimento do mérito institucional da UFU” - Marcell Sivelli (Engenharia Civil)

Orientador: Rodrigo Gustavo Delalibera (Faculdade de Engenharia Civil)

***

Sincronismo e eficiência de defesas ao longo do desenvolvimento foliar em Eriotheca gracilipes (Malvaceae)

“Fico bastante feliz pelo reconhecimento da universidade com relação a minha pesquisa. A pesquisa básica é uma importante geradora de conhecimento e foi a partir dela que a sociedade tem feito grandes avanços nas últimas décadas. A minha indicação ao melhor prêmio de iniciação científica mostra também que devemos sempre estar atentos às áreas verdes e entender a fundo como as comunidades e ecossistemas funcionam” - Danilo dos Santos (Ciências Biológicas)

Orientadora: Helena Maura Torezan Silingardi (Instituto de Biologia)Co-orientador: Kleber Del Claro (Instituto de Biologia) 

***

Microencapsulação de conídios de Trichoderma asperellum por spray drying

“Fiquei muito contente por ter sido um dos escolhidos para representar a universidade que tem tornado parte dos meus sonhos realidade. Ter sido um dos escolhidos para representar a instituição UFU me motiva ainda mais, pois é uma resposta positiva àquilo que busco fazer com muito prazer. Os orientadores e demais envolvidos são peças chave para a construção e desenvolvimento desse trabalho, pois eles fornecem ferramentas e diretrizes adquiridas com a experiência” - Cleiver Costa (Engenharia de Alimentos)

Orientadora: Líbia Diniz Santos (Faculdade de Engenharia Química)

***

Avaliação do perfil clínico do anticorpo recombinante Fabc4 em tumores de mama triplo negativos

“Fiquei imensamente feliz por meu trabalho ter sido escolhido pelo Comitê de Iniciação Científica e Tecnológica da UFU. É uma grande honra poder representar esta que foi a instituição de ensino que me proporcionou a entrada no mundo científico. Além disso, a escolha enaltece um trabalho desenvolvido com muita dedicação e responsabilidade pelo nosso grupo de pesquisa” - Thamara Reis (Biotecnologia)

Orientadora: Thaise Gonçalves de Araújo (Instituto de Genética e Bioquímica)

 

Palavras-chave: pesquisa Prêmio CNPq iniciação científica Divulgação Científica

A11y