13/03/2018 - 10:39 - Atualizado em 13/03/2018 - 10:42
Editor de Ciência, Saúde e Meio Ambiente do Portal G1 confirma presença em evento da UFU
Dennis Barbosa será um dos debatedores do I Comunica Ciência, Encontro Mineiro de Pesquisadores e Jornalistas
Portal Comunica UFU

Dennis Barbosa, jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e editor de Ciência, Saúde e Meio Ambiente do Portal G1, será um dos debatedores do I Comunica Ciência - Encontro Mineiro de Pesquisadores e Jornalistas, que acontecerá no dia 25 de abril, no Campus Santa Mônica. Barbosa substituirá a jornalista Viridiana Bertolini, gerente de Desenvolvimento Institucional da Globo Universidade.

O I Comunica Ciência é uma parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O encontro deverá reunir profissionais e estudantes de Jornalismo e pesquisadores de todas as áreas. As inscrições são gratuitas. O tema desta primeira edição é “Caminhos para divulgação e jornalismo científico”.

A proposta é que o evento seja um espaço de reflexão sobre o processo de produção de cada área, tanto de comunicadores quanto de cientistas. “Cada um tem seu próprio ritmo de trabalho, seu tempo específico de preparação de texto e linguagens técnicas diferenciadas. Como enfrentar esses desafios?”, problematiza a diretora de Comunicação da UFU, Renata Neiva, que é jornalista, pesquisadora e uma das organizadoras do evento.

Entre os debatedores, estarão as pesquisadoras Simone Terezinha Bortoliero, coordenadora da Agência de Notícias em C&TI da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Silvania Sousa do Nascimento, diretora de Divulgação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também confirmou presença o presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela.

Em parceria com a Fapemig, na UFU, o I Comunica Ciência é promovido pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp). Segundo os organizadores, a ideia é fazer um primeiro encontro com reflexões sobre jornalismo e ciência e, nos próximos anos, dar continuidade ao debate, aprofundando as discussões sobre comunicação pública e divulgação científica em outras edições do Comunica Ciência.

Veja a programação completa, currículo dos palestrantes e se inscreva no I Comunica Ciência: www.eventos.ufu.br/comunicaciencia.