01/03/2018 - 14:08 - Atualizado em 09/03/2018 - 07:54
Lançado o Edital para bolsas de assistência estudantil 2018
Submissão de pedidos da primeira chamada será de 21 a 23 de março
Fabiano Goulart

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), por meio da Diretoria de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil (Dires), divulgou, nesta quinta-feira (01/03), o Edital relativo à concessão de bolsas de assistência estudantil a alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A entrega da documentação para a avaliação socioeconômica dos pedidos, deste primeiro semestre (1ª Chamada), será no período de 21 a 23 de março.

Segundo Noriel Viana Pereira, diretor da Dires, a primeira novidade deste ano é que este único edital normatiza a concessão de todas as modalidades de bolsas e em todos os campi da UFU, sendo que para o segundo semestre será divulgado, no dia 23 de julho, apenas um edital complementar, informando as datas dos pedidos para o segundo semestre. Outra boa notícia, anuncia Pereira, “é que a partir deste ano a bolsa transporte intermunicipal será ofertada também aos alunos dos campus de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. Até então esta bolsa só era ofertada para alunos da UFU em Uberlândia”, afirma Pereira.

O diretor esclarece que a Bolsa Transporte Intermunicipal, que tem um valor fixo, pago durante os meses letivos, é concedida a alunos da UFU que residam em cidades que fiquem a uma distância de até 100 km daquela onde estudem, atendidas as condições socioecômicas.

Outro aspecto é que, dependendo da condição socioeconômica e da compatibilidade entre as modalidades, o aluno pode acumular diferentes tipos de bolsas. “Todas as bolsas que não tenham a mesmas características ou o mesmo princípio podem ser acumuladas como, por exemplo, alimentação, transporte e moradia. O que não pode é acumular transporte urbano com transporte intermunicipal, pois ambas têm o mesmo princípio de garantir a mobilidade do estudante”, explica Pereira.

Dentre as diversas modalidades, as bolsas Alimentação, Transporte, Moradia e Creche serão ofertadas em todos os campi da UFU. A bolsa transporte urbano está disponível somente para alunos de Uberlândia e Ituiutaba, em razão destas duas cidades já contarem com esta modalidade de transporte coletivo. No caso de Monte Carmelo e Patos há parcerias com as prefeituras municipais que auxiliam no transporte dos alunos.

Mobilidade

A Proae também disponibiliza as bolsas de Mobilidade Nacional e Mobilidade Internacional, em todos os campi da UFU, aos estudantes que pretendem desenvolver estudos em outra instituição dentro ou fora do país. “O aluno tem que atender aos critérios e ser aprovado nos processos de mobilidade da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI) sem bolsa. Então ele pode solicitar bolsa Mobilidade da Proae”, orienta Pereira.

Atendimento

De acordo com Pereira, hoje a Proae atende a 4.560 alunos nas diversas modalidades de bolsas, sendo 1.840 alunos com Bolsa Moradia. Já a modalidade Bolsa Alimentação, em suas diferentes modalidades, são 4.160 alunos atendidos, sendo que nos campi onde há restaurante Universitário (RU) o bolsista tem acesso gratuito ao restaurante, com uma ou duas refeições por dia, dependendo de sua classificação socioeconômica. Nos campi onde não há RU, os alunos recebem o valor da bolsa em dinheiro, como ocorre em Patos de Minas e Monte Carmelo que atendem a 560 alunos bolsas. Por sua vez, 3.600 bolsistas têm acesso aos RU`s nos campus Glória, Pontal, Santa Mônica e Umuarama.

Com a Bolsa Transporte Urbano, que cobre o trajeto de casa para a universidade, nas cidades de Uberlândia e Ituiutaba, a Proae atende a 1900 estudantes.

Já a Bolsa Transporte Intermunicipal são 169 bolsistas em Uberlândia, sendo que este ano esta modalidade será aberta para outras cidades onde há campus da UFU.

A Bolsa Creche é concedida a estudantes de baixa condição socioeconômica que têm filhos com menos de seis anos. São 25 estudantes contemplados atualmente.

Inscrição

A submissão dos pedidos para este primeiro semestre deverá ser feita nos dias 21, 22 e 23 deste mês de março. Para conhecer as demais modalidades de bolsas, as condições de atendimento e como solicitar, e todas as demais informações os estudantes interessados devem acessar o Edital SEI Nº 1/2018.

Para esclarecer possíveis dúvidas, os contatos dos responsáveis, em cada campus, estão disponíveis na página da Proae no portal da UFU.