15/03/2018 - 17:18 - Atualizado em 16/03/2018 - 14:58
Neuroanatomia é tema da Semana Nacional do Cérebro em Uberlândia
Visitas ao museu e exposição de peças são parte da programação
Natália Spolaor

O evento acontece em diversos locais da cidade de Uberlândia (Imagem: Divulgação)

Vai até 18 de março a Semana Nacional do Cérebro (SNC) em Uberlândia. A programação teve início no dia 12/3. São palestras, atividades e visitas guiadas, que ocorrem em diversos locais da cidade, como universidades e escolas.

Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), as palestras acontecem no Anfiteatro 8C, do Campus Umuarama. Também é possível participar de uma visita guiada ao Museu de Neuroanatomia, ver peças neuroanatômicas e aprender sobre o funcionamento do Sistema Nervoso Central.

Para os alunos de algumas escolas da cidade, serão realizadas visitas ao Laboratório Geral de Fisiologia, com coordenação do professor Robinson Sabino da Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas (Icbim) e ao Laboratório de Pesquisa em Dor, com coordenação da professora Cássia Regina da Silva, do Instituto de Genética e Bioquímica (Ingeb).

Desde o dia 15, acontece a I Mostra de Neurociências NeuroNow, no Centro Universitário do Triângulo (Unitri). Haverá exposição de peças anatômicas, abordagens das neurociências e atividades referentes ao sistema nervoso humano e animal. O cronograma conta, ainda, com visitação ao labirinto sensorial, exposição das neurociências, homenagem aos principais neurocientistas brasileiros, stands interativos, palestras e visita aos laboratórios de anatomia.

O evento é organizado pelos professores Cássia Regina da Silva, do Instituto de Genética e Bioquímica (Ingeb), Leonardo Gomes Bernardino, do Instituto de Psicologia (IP) e Eduardo Bernardes, do curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas (FPM). Além disso, conta com o apoio de outras instituições. Para participar das atividades, basta realizar a inscrição gratuita no local do evento. Haverá emissão de certificados.

Semana Nacional do Cérebro

A SNC surgiu juntamente com uma campanha global denominada “Brain Awareness Week (BAW)”, que visa divulgar os benefícios do estudo do cérebro. Todos os anos, no mês de março, universidades, hospitais e outras organizações se unem por uma semana com o intuito de popularizar conhecimentos em neurociências.

No Brasil, os primeiros eventos aconteceram em 2010 por iniciativa de várias instituições e universidades. A partir deste ano, a UFU passou a integrar o evento por meio da atividade “Dor: por que ela dói?”, idealizada pela professora Cássia e por seus alunos de Iniciação Científica.