16/03/2018 - 14:26 - Atualizado em 20/03/2018 - 14:25
Programa de internacionalização oferece 12 bolsas para estudantes
Candidatos podem se inscrever até o fim do mês
Giovanna Tedeschi

A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal de Uberlândia (DRII/UFU) acaba de lançar o primeiro edital para seleção de bolsistas acadêmicos da UFU para atuação no Programa de Formação para Internacionalização: Práticas Acadêmicas e Linguísticas (ProInt). As inscrições podem ser realizadas até 29 de março.

Podem participar do processo seletivo estudantes com matrícula e frequência regular, cursando a partir do 2º ano ou 3º semestre de seus cursos. É necessário ter disponibilidade de 20 horas por semana, sendo 4 horas por dia, além de ser fluente em espanhol, francês ou inglês, em nível B2 ou avançado. Os selecionados receberão bolsa de R$400,00.

São ofertadas as seguintes vagas:

• Duas para estudantes de Relações Internacionais;

• Cinco para estudantes de licenciatura em Língua Espanhola, Língua Francesa, Língua Inglesa e Português para Estrangeiros;

• Uma para estágio em tradução;

• Quatro para estudantes em quatro áreas de conhecimento: Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, e Engenharias.

Entre as atividades em comum para todos os bolsistas, estão o atendimento, acolhimento e acompanhamento de estudantes, técnicos, docentes e visitantes estrangeiros; contato com as universidades estrangeiras; apoio na revisão e manutenção do site do Programa ou correspondentes; e a participação nas atividades de formação, de ensino, pesquisa e extensão propostas pelo Programa.

De acordo com o professor Moraes, o objetivo é criar uma universidade ambientada à internacionalização (Foto: Elaíny Carmona).

De acordo com o diretor da DRII, professor Waldenor Moraes, o projeto é piloto, gerado pelo Programa Institucional de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior e de Institutos de Pesquisa do Brasil, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Print/Capes). “Internacionalizar é muito mais do que mandar aluno para fora, é desenvolver um conjunto de ações que contribuam para a revisão de currículos, para pesquisas com docentes de outros países, para a recepção de professores visitantes e para a criação de cursos ministrados em língua estrangeira”, explica.

“O que queremos fazer é trazer o debate sobre internacionalização para os cursos. Queremos que estes jovens estudem a internacionalização, organizem eventos. Sob a supervisão de um tutor, eles vão ministrar minicursos de línguas, participando do programa Idioma Sem Fronteiras. Eles vão poder participar da organização de eventos, da revisão de manuais direcionados à recepção de alunos do exterior”, conta Moraes. A ideia é casar a reflexão acadêmica com uma ação que contribua para a qualificação da internacionalização. Os alunos poderão, inclusive, desenvolver projetos de pesquisas sobre o tema.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no Bloco 3P, Sala 3P01, Reitoria, à Avenida João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica. Para mais informações, acesse o edital completo.