19/03/2018 - 11:59 - Atualizado em 20/03/2018 - 20:02
Propp lança edital para acompanhamento dos programas de pós-graduação
Inspirada na UFPA, proposta visa fazer avaliação continuada e melhorar conceituação da Capes
Daniel Pompeu (Estagiário de Graduação)

pós graduação conceituação

Projeto busca manter e melhorar qualidade dos programas de pós-graduação até a próxima avaliação da Capes em 2020 (Foto: Marco Cavalcanti)

A Diretoria de Pós-Graduação (Dirpg) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU) lançou, na quinta-feira passada (15/03), o edital para o Programa Especial de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação. O Pró-acompanhamento tem o objetivo de melhorar a qualidade de avaliação dos programas a médio e longo prazo.

De acordo com a diretora de Pós-Graduação, Eloisa Ferro, a proposta é que os cursos interessados selecionem um consultor com experiência em processos de avaliação e que tenha sido coordenador de Pós-graduação para visitar anualmente os programas. “Ele vai mapear o que é necessário melhorar, desde infraestrutura até a própria estrutura do programa interno de funcionamento e estabelecer metas”, explica.

O cumprimento das metas estabelecidas será avaliado no final de cada ano a partir da inscrição e os resultados comparados com a situação do final do ano anterior. Os tópicos a serem avaliados são: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social. Através do edital, a Propp financiará as passagens e hospedagem dos consultores.

A proposta é inspirada no Acompanhamento Institucional feito na Universidade Federal do Pará (UFPA). “O programa é muito exitoso, eles têm 89 cursos de Pós-graduação e nenhum desses cursos caiu de conceito. Isso é um feito extraordinário no sistema de Pós-graduação”, declara Ferro. O êxito da UFPA foi atingido na avaliação 2013-2016 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A agência do governo é responsável por avaliar os programas de Pós-graduação comparativamente a cada quatro anos.

Panorama da UFU

Na avaliação da Capes de 2013 a 2016, 36% dos programas da UFU ficaram com conceito três e 38% com conceito quatro. Dos cursos avaliados, 16% tiveram conceito cinco, 6% conceito seis e apenas o programa de Engenharia Mecânica ficou com conceito sete, considerado patamar de excelência nacional. O programas de Mestrado em Artes e Doutorado em História tiveram conceito dois, sendo, assim, descontinuados de acordo com regulamentação da Capes.

Segundo a diretora de Pós-Graduação, o acompanhamento visa melhorar as avaliações internas e da própria agência, evitando novas situações de fechamento. “Nós estamos criando musculatura para o programa para que na próxima avaliação ele esteja melhor. Então, daqui a quatro anos, nós vamos observar o resultado”, explica Ferro.

Todas as pós-graduações da UFU com conceito entre três e sete podem se candidatar ao Pró-acompanhamento. As inscrições para início, ainda este ano, vão até o dia 31/07 e podem ser feitas na Secretaria Geral da Pós-Graduação (prédio da Reitoria - bloco 3P). O Edital completo e anexos estão disponíveis no site da Propp.