13/04/2018 - 10:07 - Atualizado em 17/04/2018 - 16:18
Como alunos podem ir a eventos com passagens ou veículos cedidos pela UFU
Seis dicas para aproveitar o edital divulgado pela Proae
Elainy Carmona (Estagiária de Graduação)

Veículos oficiais da universidade (Foto: Milton Santos)

Você passou grande tempo na universidade se dedicando a um trabalho, conseguiu aprová-lo no maior evento da sua área de conhecimento, mas não tem dinheiro para ir até o local apresentá-lo? Ou vai rolar aquele evento importante para o curso, mas nenhuma entidade estudantil tem condições de bancar a viagem para todos os interessados?

Para contornar essas situações, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU) publicou, em março, o edital para que estudantes e entidades estudantis possam pleitear passagens ou veículos ao longo de 2018, possibilitando o transporte para eventos acadêmicos e estudantis.

No entanto, existem casos em que os estudantes não conseguem a passagem ou o veículo por realizarem a inscrição de forma errada. Mas como se inscrever? Preparamos uma lista para simplificar esse processo:

1. Leitura do edital

Parece óbvio, não é mesmo? Mas muita gente não lê e acaba perdendo a oportunidade. A leitura atenta do edital é extremamente importante, pois ele reúne todas as informações e condições para que a inscrição possa ser feita de forma correta.

2. Condições para alunos e entidades estudantis

Se você é estudante de graduação ou pós-graduação e vai apresentar seu trabalho, é possível solicitar passagens terrestres ou aéreas, dependendo da distância que será percorrida. As passagens terrestres são compradas pelo próprio estudante, que depois será reembolsado, e as aéreas são compradas pela Proae.

Já as entidades estudantis como Atléticas, Diretórios e Centros Acadêmicos, Programas de educação Tutorial (PETs), Empresas Juniores (EJs), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Associação de Pós-Graduandos (APG) podem solicitar veículos de transporte terrestres para o território nacional. Não tem problema se a galera passar a viagem toda cantando, ok?

3.  Como se inscrever

O edital vale para o ano todo, portanto, os documentos podem ser entregues até o 15º dia de cada mês, desde que o pedido seja feito com, no mínimo, 45 dias de antecedência da viagem. Os documentos publicados no site da Proae devem ser preenchidos digitalmente. Mas não esquece de assinar a mão, ok? Toda a papelada deve ser entregue em envelope lacrado, na Sala 07 do térreo da Reitoria, no Campus Santa Mônica.

4. Atenção ao preenchimento dos formulários

Se a entidade estudantil for solicitar o busão, ela fica responsável pelo preenchimento da lista de passageiros com todas as informações (nome completo, RG, órgão expedidor, matrícula e telefone celular). A exigência vale também para o servidor que acompanha a viagem.

5. Critérios para seleção

Os pedidos passam por duas fases para serem ou não aceitos. A primeira é a análise dos documentos entregues e, por fim, a contagem da pontuação adquirida através dos critérios estabelecidos pela Proae. Confere aí:

6. Resultados

Depois da avaliação da comissão responsável, os resultados preliminares são publicados no site da Proae no 25º dia de cada mês. Caso exista algum problema na inscrição, não se desespere: os estudantes podem recorrer nos dois dias úteis seguintes. Os resultados dependem da disponibilidade do orçamento destinado à universidade.

Após o retorno, o estudante solicitante e o servidor que acompanhou a viagem devem apresentar um relatório, em no máximo dois dias úteis. Caso o estudante não apresente, ele fica impossibilitado de realizar novas solicitações.