12/04/2018 - 20:45 - Atualizado em 16/04/2018 - 16:27
Conselho aprova plano de internacionalização da UFU
Reunião confirmou também a adesão ao programa Capes-PrInt
Diélen Borges

Reunião aconteceu nesta quarta-feira (11/4) (Foto: Diélen Borges)

O Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Conpep/UFU) aprovou, nesta quarta-feira (11/4), o Plano Institucional de Internacionalização da UFU (PInt-UFU) e a adesão da instituição ao Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-PrInt). A reunião, presidida pelo vice-reitor Orlando César Mantese, aconteceu na Reitoria.

Segundo o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU, Waldenor Barros Moraes Filho, a internacionalização refere-se a um processo de mudanças organizacionais, de inovação curricular e de desenvolvimento profissional do corpo acadêmico e da equipe administrativa.

“O plano institucional de internacionalização aprovado configura-se como uma plataforma sobre a qual o processo de internacionalização se desenvolverá de modo institucional. Ele aponta princípios norteadores e estratégias fundamentais para a construção de ações articuladas e sustentáveis em sintonia com visão de futuro para a UFU”, afirma Moraes Filho.

O relator dos dois processos (PInt-UFU e adesão ao PrInt-Capes) foi o professor Flávio de Oliveira Silva, que apresentou pareceres favoráveis nos dois casos. Na votação que aprovou o Plano Institucional de Internacionalização houve 41 votos favoráveis e uma abstenção. A adesão ao PrInt-Capes recebeu 38 votos favoráveis e duas abstenções. Nenhum conselheiro votou contra os pareceres.

Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Waldenor Barros Moraes Filho; vice-reitor, Orlando César Mantese; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho; e diretora de Pós-Graduação, Eloísa Ferro (Foto: Diélen Borges)

O PInt-UFU

Sustentado no Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide) 2016-2020, o PInt-UFU foi construído com base em levantamentos institucionais sob responsabilidade de dois comitês compostos por representantes de diferentes áreas do conhecimento.

O plano tem como objetivo intensificar as ações de mobilidade, as redes colaborativas de pesquisa com universidades e centros de excelência estrangeiros, a capacitação docente no exterior como professor visitante sênior e júnior, a produção e publicação de artigos científicos em língua estrangeira e a oferta de disciplinas em outros idiomas.

Os princípios e as estratégias norteadores do PInt-UFU são: cooperação internacional, internacionalização da pós-graduação e de grupos de pesquisa, atração de pesquisadores e estudantes estrangeiros, ações linguísticas com perspectiva multilíngue, flexibilização de currículos, capacitação para a internacionalização, estímulo à inovação e viabilização de infraestrutura.

O Capes-PrInt

O Capes-PrInt é um programa de incentivo à internacionalização de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa no Brasil. Busca-se incrementar o impacto da produção acadêmica e científica dos programas de pós-graduação com, no mínimo, nota 4 na última avaliação quadrienal de 2017.

Os itens financiáveis são: auxílio para missões de trabalho no exterior, recursos para manutenção de projetos, bolsas no exterior (doutorado sanduíche, professor visitante no exterior júnior e sênior, capacitação em cursos de curta duração ou “summer/winter schools” e bolsas no país (jovem talento com experiência no exterior, professor visitante no país e pós-doutorado com experiência no exterior).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Carlos Henrique de Carvalho, explica que o PrInt exige que a universidade tenha infraestrutura para receber pesquisadores e alunos do exterior. "Haverá a necessidade ainda de capacitar o nosso quadro técnico-administrativo e criar condições nos nossos campi para a circulação desses pesquisadores. É um ecossistema de internacionalização", afirma Carvalho.

Acompanhe os editais na página da Capes.