Programa seleciona projetos e empreendimentos inovadores

Inscrições vão de 7 a 25 de maio

Publicado em 19/04/2018 às 16:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Foto: Pixabay

Você tem alguma ideia ou empresa que produz, desenvolve produtos, processos ou serviços inovadores com potencial mercadológico? O Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem), com o apoio da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (DIRTC) – Agência Intelecto e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), divulgou edital  para seleção pública do IX Programa de Prospecção de Novos Negócios.

Podem participar as comunidades acadêmica e externa que tenham projetos ou empresas com produtos inovadores. “Este é o requisito básico: a empresa ou o projeto deve ter foco em inovação, ou ser uma startup em qualquer área, desde agronegócio, saúde, mecânica ou biotecnologia”, explica a coordenadora do Ciaem, Manuela de Oliveira Brotel.

Serão escolhidos quatro projetos, dois para a modalidade pré-incubação e dois para incubação. De acordo com a coordenadora, na pré-incubação não existe empresa formalizada. “É um empreendedor ou um grupo de empreendedores que tem uma ideia. O processo pode durar de seis meses a um ano. O foco desta modalidade é o estudo de viabilidade, no  desenvolvimento de um plano de negócio”. Por sua vez, segundo Botrel, “na modalidade incubação existe uma empresa já formalizada. O processo dura de 24 a 36 meses e a empresa tem acesso à infraestrutura física do Ciaem, com uma sala na incubadora. O foco principal é a finalização do desenvolvimento do produto e inserção no mercado”.

O Ciaem colocará à disposição dos empreendedores selecionados benefícios como: instalações físicas, cursos, seminários, palestras, acompanhamento e orientação, auxílio para a busca de financiamento e cadastramento em órgãos governamentais e consultorias nas áreas jurídica, financeira, mercadológica, administrativa e tecnologias de gestão. De acordo com o edital, os proponentes devem inscrever seus projetos, de 7/5, às 17h, até dia 25/5. O valor da taxa é R$75,00 e deverá ser paga por meio de boleto bancário.

A seleção será feita por etapas como análises de documentação, projetos e apresentação a uma banca. O diretor de Inovação e Transferência de tecnologia da UFU, Thiago Paluma, destaca a importância do “lançamento do Edital e a consolidação do Ciaem, como agente local de incentivo ao empreendedorismo e inovação”. O diretor lembra, ainda, que “a atuação da UFU está em consonância com o marco legal da inovação e sua regulamentação, que reconhecem as incubadoras de empresas como mecanismos de desenvolvimento tecnológico, aumentando assim a competitividade e a interação entre as empresas e as universidades".

Saiba mais sobre o Ciaem

O Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem) é uma incubadora de empresas vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (DIRTC), e conta com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFU, a Agência Intelecto.  O objetivo é abrigar e apoiar produtos, processos e serviços inovadores que tenham alto valor agregado, voltados aos diversos setores da economia. Foi criado em  em 2004, na época em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, mas desde 2013 foi institucionalizado pela UFU. Ao longo de sua trajetória, mais de 35 projetos já passaram pela incubadora, em suas duas modalidades. O Ciaem fica localizado no Bloco 5L, no Campus Santa Mônica.

Palavras-chave: invoação CIAEM Divulgação Científica