27/04/2018 - 19:13 - Atualizado em 30/04/2018 - 16:59
UFU recebe visita de Cônsul do Reino Unido
Parceria estratégica amplia relações interinstitucionais da universidade
Fabiano Goulart

Pedro Castro (Fiemg), Tiago Paluma (Agência Intelecto), Carlos Henrique Carvalho (Propp), Thomas Nemos (Cônsul do Reino Unido), Valder Steffen Júnior (Reitor da UFU) e Waldenor Moraes Filho (DRII) em reunião na Reitoria (Foto: Fabiano Goulart)

Em sua visita à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o cônsul do Reino Unido em Minhas Gerais, Thomas Nemes, foi recebido, na manhã desta sexta-feira (27/04), pelo reitor Valder Steffen Júnior, gestores da administração superior da UFU e pelo diretor de Negócios Internacionais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Regional Vale do Paranaíba, Pedro Castro.

Segundo Thomas Nemes, são muito boas as perspectivas de parcerias com esta região do estado de Minas Gerais, que é considerada de grande importância para o Consulado daquele país. “Temos investido muito em expandir nossa presença e conhecer o que está acontecendo aqui na região do Triângulo Mineiro e principalmente em Uberlândia”, revelou Nemes. Na reunião da última sexta-feira, ocorrida na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), discutiu-se sobre a distância ainda existente entre as universidades brasileiras e as instituições do Reino Unido e, segundo o cônsul, “de certa forma, estamos começando do zero”.

Ao destacar a mudança de política da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do próprio Governo Federal para promover a internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES), o cônsul ressaltou que o momento vivido pela UFU é extremamente favorável a esta parceria. “Nós aproveitamos essa oportunidade, justamente hoje que a UFU está publicando seu Plano de Internacionalização, para inserir o Reino Unido neste contexto. Temos a possibilidade de, em junho próximo, receber e acompanhar uma delegação da UFU em Londres, para iniciarmos as conversas mais estratégicas, de contatos com universidades britânicas em áreas de disciplinas de maior interesse da Federal de Uberlândia e também de possíveis instituições parceiras”, disse Nemes.

A expectativa do representante do Reino Unido é a de que, nos próximos seis meses, sejam iniciados os projetos específicos que, no médio prazo, comecem a gerar resultados e fomentem esta aproximação com a Universidade Federal de Uberlândia. “É uma prioridade da Embaixada e do Consulado Britânicos apoiar entidades brasileiras na capacitação de professores para o ensino de inglês, na metodologia e na pesquisa aplicada de ensino na sala de aula. Nos próximos anos investiremos recursos nisso e o que eu vejo aqui hoje é a UFU com um plano definido”, revelou Nemes.

De acordo o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, a universidade tem trabalho para abrir novas possibilidades com o Reino Unido, dada a importância daquele país nas áreas de ciência e tecnologia, educação e línguas, dentre outras. “Temos o Inglês sem Fronteiras com a grande participação da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Drii) dentro deste programa que, com o professor Waldenor Moraes Filho, tem se empenhado para abrir esta nova fronteira de troca de experiências, intercâmbio de estudantes e, por isso, estamos investindo nessa parceria”, disse Steffen. O reitor destacou, ainda, que o município de Uberlândia assinou, no mês de fevereiro deste ano, um termo de cooperação com o Reino Unido no setor industrial e que, com esta aproximação, a Reitoria trabalha para incorporar os interesses da UFU neste cenário.

Além das áreas tecnológicas, o reitor ressaltou também a importância da capacitação no idioma inglês em todas das instâncias e setores da universidade. “Nós queremos que nossos professores da Escola de Educação Básica [Eseba], possam ter também a oportunidade de maior capacitação na língua inglesa e um caminho interessante é por meio da estadia dos professores da Eseba em universidades no Reino Unido para essa formação.”, concluiu o reitor.