14/05/2018 - 08:22 - Atualizado em 28/06/2018 - 13:11
Agricultores familiares recebem certificado nacional de produção orgânica
Produtores de Monte Carmelo integram o Núcleo de Agroecologia do Cerrado Mineiro da UFU
Portal Comunica UFU
Fabiano Goulart e Natália Spolaor (Estagiária de Graduação)

Três produtores rurais receberam a certificação (Foto: Arquivo Pessoal)

Agricultores familiares de Monte Carmelo que fazem parte do Núcleo de Agroecologia do Cerrado Mineiro (Nacem) e do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) receberam, no dia 25 de março, o Certificado Nacional de Produtores Orgânicos emitido pelo Ministério de Agricultura e Abastecimento (Mapa).

Os produtores participantes do núcleo criaram a Organização de Controle Social (OCS), que segue um regulamento segundo o qual os agricultores devem vender seus produtos diretamente para os consumidores, além de serem responsáveis por assegurar que o produto atenda às exigências do Mapa.

Dos cinco agricultores, três receberam a visita do Mapa, que formalizou a Organização de Controle Social e entregou para eles o Certificado Nacional de Produtores Orgânicos. De acordo com a professora Ana Carolina Silva Siquieroli, do Instituto de Genética e Bioquímica (Ingeb) e integrante do Nacem, a formalização foi importante para a melhoria na condição de produção e comercialização, por oferecer à sociedade alimentos mais saudáveis, produzidos com responsabilidade social e ambiental, além de promover o desenvolvimento social e econômico no município de Monte Carmelo.

O Nacem é um núcleo de fomento ao desenvolvimento de sistemas de produção agroecológicos e sustentáveis, apropriados à agricultura familiar. O núcleo é um projeto de extensão do Instituto de Ciências Agrárias (Iciag), que foi implementado em 2015, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Desde então, ações agroecológicas são desenvolvidas para proporcionar aos agricultores familiares da região autonomia na produção agroecológica e orgânica. Também são promovidas ações que buscam o desenvolvimento de agrossistemas de produção sustentável e a comercialização com condições sociais mais igualitárias.