Ciências Biomédicas

Departamento de Anatomia Humana recebe doações de corpos para estudo

Projeto de extensão visa contribuir com o ensino nas áreas da saúde

Publicado em 04/05/2018 às 13:28 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

O falecimento de uma pessoa é um momento de tristeza para seus familiares e amigos. Após a despedida, quase sempre acontece o enterro ou a cremação. Porém, outro destino possível é a doação do corpo para pesquisas, como o projeto Além da Vida, realizado pelo Departamento de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O projeto de extensão existe há dois anos. Por meio dele é possível contribuir com o ensino nas áreas da saúde, já que os alunos utilizam os corpos doados para estudo. De acordo com a coordenadora do projeto, Vanessa Neves de Oliveira, o corpo humano possui muitas informações para estudo que não estão presentes em aparelhos digitais. “Cada indivíduo é diferente, existem as variações anatômicas. Somente estudando corpos diferentes é possível observar”, conta.

Atualmente, o acervo é mantido principalmente por doações voluntárias. Também são recebidos corpos de pessoas consideradas "indigentes", por não possuírem documento de identificação, mas esses casos têm diminuído, por conta da identificação por DNA. É possível, ainda, participar do projeto doando partes do corpo, como órgãos, pois eles também são utilizados nas aulas para estudo.

Projeto de extensão coordenado por Vanessa Neves de Oliveira atende alunos dos cursos das áreas da saúde (Foto: Milton Santos)

A doação não inviabiliza a família de realizar cerimônias póstumas. É permitido realizar o velório e, após o ato, o corpo deve ser encaminhado para a universidade. Casos de óbitos causados por acidentes traumáticos, como homicídio, suicídio ou acidente, não são recebidos, pois ficam sob domínio do Estado. Após a doação, não é possível fazer visitas, já que o corpo é utilizado somente para estudo e, assim, as únicas pessoas que têm acesso são estudantes, técnicos e professores.

Para contribuir com a iniciativa é necessário ter mais de 18 anos. Em seguida, é preciso entrar em contato com o Departamento de Anatomia Humana da UFU, agendar uma entrevista para esclarecimento de dúvidas e preencher um cadastro. Os documentos necessários estão disponíveis no site do projeto. Após o cadastramento, é confeccionada uma carteirinha do doador e é recomendado que ela seja guardada junto com os documentos pessoais. Além disso, é preciso comunicar os familiares sobre o interesse em doar o corpo, visto que são eles quem tomam as decisões após o falecimento e que avisam a universidade sobre o óbito.

Outras informações podem ser encontradas por meio da página do Facebook, pelo e-mail do projeto ou no Departamento de Anatomia Humana, que fica na avenida Pará, n. 1720, Bloco 2A, no Campus Umuarama da UFU.

Palavras-chave: anatomia saúde projeto Divulgação Científica