15/05/2018 - 17:02 - Atualizado em 15/05/2018 - 17:36
Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia tem aumento em abril
Inflação registrada no mês foi de 0,49%
Pedro Vitor Alves

O Centro de Pesquisas Econômico-Sociais do Instituto de Economia e Relações Internacionais da UFU (Cepes/IE) divulgou, na tarde desta terça-feira (15/05), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC). De acordo com o boletim, a inflação registrada no mês de abril foi de 0,49%.

Em relação a março (0,33%), a inflação teve um crescimento de 0,16%. Considerando as variações de todo o ano, o índice de abril é visto como normal, de acordo com o pesquisador Álvaro Fonseca. “Um aumento desse não preocupa, sendo que o índice teve uma aceleração não só em Uberlândia, e sim no país inteiro”, afirma.

Os principais destaques foram o aumento dos preços no grupo transportes, com alta de 0,45%, e no grupo de alimentação e bebidas, com aumento de 0,25%. De acordo com Fonseca, "o impacto disso é meio difuso, porque a cesta básica teve algumas quedas, e a alimentação fora do domicílio, como em lanchonetes e self service, impulsionou o grupo alimentação a ter alta".

O grupo comunicação, que teve queda de 4,18%, também foi destaque no IPC. “A comunicação é um dos itens que não têm um grande impacto no índice, não é um item forte, mas em abril o grupo variou em mais de 4% negativos. Essa alteração é justificada pela mudança no uso do plano de dados”, disse o pesquisador.

Os boletins completos de abril e meses anteriores podem ser encontrados no site do Instituto de Economia.

Foto: Pixabay