Ciência

Pesquisa desenvolvida na UFU é destaque na revista New Scientist

Estudo demonstra comportamento social do pseudoescorpião encontrado no Cerrado

Publicado em 23/05/2018 às 16:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

O estudo sobre o comportamento social de pequenos aracnídeos durante a busca por grandes presas ganhou destaque na revista eletrônica New Scientist. A publicação londrina apresenta artigo baseado na pesquisa “Captura de presas de maior porte e prioridade alimentar no pseudoescorpião cooperativo Paratemnoides nidificator”, de autoria de Kléber Del-Claro, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Everton Tizo-Pedroso, da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

O estudo demonstra o comportamento social do pseudoescorpião encontrado em abundância na savana tropical brasileira (Cerrado). “Os machos cedem o alimento à prole em um comportamento altamente altruísta. Mas não são todos que fazem isso, revelando a existência de ‘personalidades’ distintas, mesmo entre organismos tão simples”, explica Del-Claro.

A pesquisa foi publicada, na íntegra, na Revista Acta Ethologica (Volume 21 - fevereiro a junho de 2018) e apresenta todas as etapas do estudo.

New Scientist

A revista New Scientist foi fundada em 1956, em Londres, e publica semanalmente artigos sobre pesquisas científicas. A partir de 1996, a versão impressa foi complementada com a publicação diária de notícias e reportagens no site. Além da edição britânica, Estados Unidos e Austrália possuem versões  específicas do periódico.

Palavras-chave: pesquisa Publicação Artigo Biologia New Scientist Divulgação Científica