Ciências Sociais

Projeto busca instituições interessadas em Antropologia para crianças

Oficinas abordam diversidade cultural e respeito às diferenças

Publicado em 21/05/2018 às 10:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

As atividades relacionam a experiência das crianças com as características dos grupos estudados (Foto: Arquivo do projeto)

Com o objetivo de ensinar Antropologia a crianças de famílias de baixa renda de Uberlândia, o projeto de extensão "Antropologia com crianças" está com inscrições abertas para instituições que queiram receber oficinas.

"A Antropologia trabalha com a questão da diversidade cultural, das diferenças entre os grupos humanos, e estamos interessados em debater uma série de temas", explica a coordenadora do projeto, Valéria de Paula Martins, professora da área de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais (Incis/UFU).

O “Antropologia com crianças” teve início em 2014 e consiste na realização de oficinas em instituições como ONGs, associações comunitárias e de bairro com crianças de até 12 anos. Além da coordenadora, as atividades são ministradas por estudantes de graduação em Ciências Sociais, ligados ao Laboratório de Antropologia, Linguagens e Saberes (LALiS/UFU).

São utilizados recursos como desenhos, fotografias, filmes e músicas (Foto: Arquivo do projeto)

Segundo Martins, são utilizados recursos como desenhos, fotografias, filmes e músicas, que facilitam o contato dos participantes com os mais variados grupos que habitam o mundo, seus modos de vida, valores, concepções de mundo.

As atividades relacionam a experiência das crianças com as características dos grupos estudados. "Trata-se de uma sensibilização para a diferença, a alteridade, a diversidade sociocultural, abordando-se temas atuais como, por exemplo, o do preconceito - racial, religioso, de gênero e outros", afirma.

"A Antropologia devia ser ensinada assim: a moça que está grávida deveria colocar cantigas de ninar do mundo inteiro para esse bebezinho nascer sabendo que esse mundo onde ele vai viver é apenas um dos múltiplos mundos que existem no planeta Terra", defende Martins.

As instituições interessadas em receber as oficinas de Antropologia com crianças devem enviar e-mail para valeriacpmartins@ufu.br. Não há data limite para manifestação do interesse.

Palavras-chave: antropologia crianças extensão Divulgação Científica