14/05/2018 - 15:05 - Atualizado em 15/05/2018 - 08:32
Um espaço para aprender mais sobre o mundo das Histórias em Quadrinhos
I Encontro de HQ acontece de 23 a 25 de maio
Eliane Moreira

Em algum momento da vida, você já deve ter participado ou mesmo sonhado com as diversas histórias retratadas no mundo dos quadrinhos. Algumas envolvendo humor, outras política, sátiras e críticas. Personagens que assumiram papéis de super-heróis às pessoas comuns, mas que sempre protagonizavam  um mundo, saindo do papel, em meio às ilustrações.

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Uberlândia vai contar um pouco da História em Quadrinhos (HQ) e mesmo mostrar a produção desta arte. O I Encontro será de 23 a 25 de maio, realizado pelo Instituto de Artes (Iarte) e Faculdade de Educação (Faced), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e de edital de apoio da Diretoria de Cultura (Dicult).

A coordenação geral é do Prof. Dr. João Henrique Lodi Agreli (Iarte-UFU) e contará com convidados especiais, oficinas, palestras e conversas sobre o mundo das Histórias em Quadrinhos.

No primeiro dia de evento, 23/05, o Encontro terá a abertura da exposição “Uberlândia tem história (em quadrinhos)” e a palestra com o jornalista Gonçalo Junior, pesquisador e autor de livros sobre quadrinhos premiados com quatro Troféus HQ Mix.

Já no dia 24/05, será a vez de oficinas sobre narrativas para quadrinhos, colorização, fanzine e graphic novel na parte da manhã. Na parte da tarde as oficinas serão de  nanquim, charges, cartuns e super-heróis. O palestrante da noite será o quadrinista e ilustrador brasileiro, Marcelo Lelis. Conhecido como Lelis, vencedor do Troféu HQ Mix de melhor desenhista.

No último dia, 25/05, haverá oficinas de aquarela, apropriação cultural e quadrinhos alternativos,  na parte da manhã. Na parte da tarde, acontece o Fórum de Histórias em Quadrinhos. Para finalizar a programação, à noite, acontece a  palestra de encerramento com Rogério de Campos, editor e escritor brasileiro. O palestrante foi diretor da Conrad Editoral, criador da Editora Veneta e vencedor de Troféus HQ Mix, em diversas áreas dos quadrinhos.

O evento é gratuito e será realizado no Campus Santa Mônica (bloco 5O). As inscrições podem ser feitas no site do evento.