05/06/2018 - 16:52 - Atualizado em 06/06/2018 - 17:09
Hospital Veterinário e Campus Monte Carmelo são alguns dos destaques desta semana
Fórum, competição e congresso tem representantes da UFU
Marco Cavalcanti

Diego Delfiol (primeiro à direita) será o subcoordenador do Fórum de Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários (Fordhov) na gestão 2018/2020 (foto: divulgação/Hospital Veterinário)

Hospital Veterinário I

O diretor do Hospital Veterinário da UFU, professor Diego José Zanzarini Delfiol, será o subcoordenador do Fórum de Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários (Fordhov) na gestão 2018/2020. O Fordhov é a entidade da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes) que reúne os dirigentes dos 39 hospitais veterinários universitários das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil. O Fórum é anual e tem o objetivo de discutir assuntos relacionados aos hospitais veterinários e particularidades sobre políticas públicas. Ele também realiza a avaliação das auditorias realizadas em loco nos hospitais das IFES. O Fórum foi realizado entre os dias 8 a 10 de maio em Pelotas-RS.

Hospital Veterinário II

Está em fase final uma reforma na parte elétrica do Hospital Veterinário da UFU. A unidade ganhou uma nova subestação que vai atender a demanda de mais energia elétrica. Os recursos foram repassados pela Finep (Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Na reforma - que permitiu a ampliação das pesquisas -, foram investidos R$ 100 mil, por meio do edital CT-Infra.

O CT-Infra foi criado para viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras, por meio de criação e reforma de laboratórios e compra de equipamentos, por exemplo, entre outras ações.

Tatiana Resende, da Escola Técnica de Saúde (Estes) apresentou três trabalhos (foto: divulgação/Estes)

Aleitamento materno

O V Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano - XV Encontro Paulista de Aleitamento Materno - II Congresso Macrorregional da Região Sudeste contou com a participação de docente da UFU. A professora Tatiana Carneiro Resende, da Escola Técnica de Saúde (Estes), apresentou três trabalhos: “Sentimento das gestantes e puérperas soropositivas para HIV e a não amamentação”, “As terapias complementares e a amamentação com ênfase à terapia floral: Revisão integrativa” e “Relação do tipo de parto e o estabelecimento do aleitamento materno”. Resende também fez parte da comissão científica e de infraestrutura.

Estudantes do Campus Monte Carmelo participantes da maratona (da esquerda para a direita): Danilo, Adelson, Gabriel Franco, Gabriel Alves, Lusmar e Vinícius

Maratona de Programação

A campeã da VII Maratona Mineira de Programação foi a equipe Clube das Winx, da UFU (Campus Santa Mônica). Duas equipes do Campus Monte Carmelo e outras duas do Santa Mônica também concorreram. O evento foi realizado no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, em Montes Claros, nos dias 25 e 26 de maio, com a participação de 34 equipes  de diversas instituições, como a Unifei, UFMG, UFV, IFTM, entre outras.

A Maratona Mineira de Programação é um movimento das instituições de ensino de Minas Gerais com o objetivo de motivar e preparar os alunos para a Maratona de Programação, evento organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Em ambas competições, as equipes são compostas por três estudantes, que tentam resolver durante cinco horas o maior número possível de 13 problemas. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos. A próxima competição será a fase regional da Maratona de Programação que acontecerá no dia 15 de setembro.