06/06/2018 - 15:15 - Atualizado em 14/06/2018 - 07:54
Inscrições abertas para bolsistas de Residência Pedagógica
Universidade oferece vagas para estudantes dos campi em Uberlândia e Ituiutaba
Cristiano Alvarenga

UFU oferta 510 vagas no Programa de Residência Pedagógica (Foto: Milton Santos)

Estudantes de cursos de licenciatura dos campi de Uberlândia e Ituiutaba da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) têm oportunidade de participar do Programa de Formação em Residência Pedagógica. A seleção de bolsistas está aberta até o dia 13 de junho, com oferta de 510 vagas, das quais, 408 com bolsas.

As vagas são voltadas para estudantes dos cursos de licenciatura que já cumpriram, ao menos, metade da carga horária prevista. Os candidatos devem ter disponibilidade de 20 horas semanais para atuação na Residência Pedagógica. A bolsa ofertada é de R$ 400 mensais e previsão de duração de 18 meses.

O Programa de Residência Pedagógica faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e visa o aperfeiçoamento dos alunos dos cursos de licenciatura e a melhoria na qualidade da formação de professores. As atividades são desenvolvidas a partir da parceria entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IES) e as escolas cadastradas junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Veja a distribuição de vagas por curso e campi:

Inscrições

Os interessados em participar do processo seletivo devem fazer a inscrição nas secretarias do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nas cidades de Uberlândia e Ituiutaba. Confira os endereços dos locais de  inscrição e a documentação solicitada nos respectivos editais disponíveis em www.editais.ufu.br.

Processo seletivo e cronograma

A seleção dos candidatos será fundamentada na avaliação do desempenho acadêmico e do curriculum vitae. Caso a banca de seleção considere necessário, poderá ser solicitada carta de intenções.

A lista dos estudantes selecionados será divulgada no dia 19 de junho de 2018 pelo portal de editais da UFU (www.editais.ufu.br)  e nas coordenações de curso.