06/06/2018 - 17:11 - Atualizado em 06/06/2018 - 18:02
Programa '107 Mix' da Rádio Universitária completa 20 anos
Radialista Edinho Borges conta um pouco dessa história
Pedro Vitor Alves (Estagiário de Graduação)

Há 20 anos, Edinho Borges trabalhava na TV Universitária e tinha o desejo de voltar a atuar como radialista. Foi quando teve a ideia de criar um programa de rádio que fosse "mix": tocasse músicas atuais, mas também reproduzisse aquelas que foram influências para o cenário musical da época.

Edinho conseguiu gravar o piloto do programa que tanto desejava, tirando de seu próprio acervo discos com as músicas que gostaria de ouvir na programação. Depois de algumas conversas com os responsáveis pela Rádio Universitária (107,5 FM) na época, conquistou o espaço que queria.

Após a aceitação rápida, em uma quinta-feira, o gerente da rádio disse que queria Edinho comandando o primeiro programa já no sábado. “Em um dia e meio surgiu o nome, criamos algumas vinhetas, fiz uma seleção de cerca de 12 músicas. O programa tinha uma hora no início”, relata Edinho. No dia 6 de junho de 1998, foi ao ar, ao vivo, o primeiro “107 Mix”.

Edinho Borges começou a apresentar o 107 Mix no dia 6 de junho de 1998 (Foto: Arquivo pessoal)

Em 2007, um novo programa surgiu na Rádio Universitária, o “Báu 107”, e, apesar da idealização também ser de Edinho, nesse programa não havia locução e eram tocadas apenas músicas antigas. “Queria que a rádio tivesse um programa só de flashbacks, queria que essas músicas desvinculassem um pouco do ‘107 Mix’”, conta o apresentador. Apesar dessa separação, os ouvintes da rádio interagiam com Edinho como se o “Baú 107” fosse parte do “107 Mix”.

O “Baú 107” deixou de existir em 2009 e o “107 Mix” passou a tocar músicas dos anos 70 até os dias atuais. “Eu achei um risco. Até pensei: ‘vamos tocar de Abba a Gaga’. Pensamos em tocar as músicas em ordem cronológica, mas desistimos dessa ideia porque queríamos surpreender o ouvinte”, relembra Edinho.

Nesses 20 anos, a tecnologia que envolve o mundo da música mudou e a rádio também. “Antigamente ficávamos eu, o operador de áudio e o telefone do estúdio, para as pessoas interagirem pedindo música. Acompanhei essa mudança. Antes eu mixava vinil com CD, depois tocava só o CD, agora está tudo digital e toda a interação com nosso público é por celular”, conta.

Hoje, interação com o ouvinte acontece pelo telefone celular (Foto: Pedro Vitor Alves)