13/06/2018 - 16:09 - Atualizado em 28/06/2018 - 12:51
Reitor é empossado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Cerimônia aconteceu durante o lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília
Portal Comunica UFU

Cerimônia de lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília (foto: divulgação)

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia ( UFU), Valder Steffen Júnior, tomou posse, nesta quarta-feira, 13/06, do Conselho Deliberativo (CD), que integra o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A cerimônia ocorreu no anfiteatro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em Brasília, durante o lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O mandato, como representante da comunidade científica nacional, é de dois anos. A indicação para o CD foi feita pela Academia Brasileira de Ciências, da qual Steffen Júnior é membro.

O Conselho Deliberativo é a maior instância de poder decisório do CNPq. Ele é formado pelo presidente da instituição, pelo secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), das comunidades científica, tecnológica e empresarial e dos servidores do CNPq.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é anual e está na sua 15ª edição. A SNCT será realizada de 15 a 21 de outubro, com o tema "Ciência para a Redução das Desigualdades”.

A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 10 (Redução das Desigualdades).

A SNCT é realizada de forma colaborativa e simultaneamente em todo o país. O MCTIC, que a coordena, conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.