08/06/2018 - 11:44 - Atualizado em 14/06/2018 - 16:11
Alterações se aplicam aos dias de jogos da Seleção Brasileira
Nasser Pena

(Foto: Pixabay)

No dia 1º de junho deste ano, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 143, que estabelece o expediente dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2018, que acontecerá na Rússia.

De acordo com essa portaria, nos dias em que os jogos da seleção brasileira se realizarem pela manhã, o expediente se iniciará a partir das 14h. Já nos dias em que os jogos se realizarem à tarde, o expediente se encerrará às 13h. A portaria ainda deixa claro que as horas não trabalhadas em decorrência dos jogos deverão ser compensadas até o dia 31 de outubro deste ano.

Os servidores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) poderão se beneficiar com a flexibilidade de expediente. Mas, algumas exceções podem acontecer, como explicita o segundo artigo da portaria: “Caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades, nas respectivas áreas de competência, assegurar que os agentes públicos observem os turnos de funcionamento dos órgãos ou entidades, bem como a integral preservação e funcionamento dos serviços considerados essenciais”.

Na prática

Segundo o pró-reitor de Graduação, Armindo Quillici, as aulas serão suspensas nos turnos em que houver jogos da seleção, e as reposições serão feitas por meio de atividades acadêmicas decididas pelos professores e pelas coordenações dos cursos.

Do ponto de vista administrativo, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Márcio Magno, afirma que a necessidade ou não da manutenção do expediente será determinada em cada setor.

Nos dias do jogos haverá algumas mudanças no funcionamento de alguns serviços. O transporte intercampi funcionará a partir das 13h20 quando o jogo acontecer pela manhã e até às 13h20 quando a partida ocorrer pela tarde. Informações sobre o funcionamento do Restaurante Universitário (RU), do Hospital de Clínicas (HCU) e outros setores serão divulgadas posteriormente.

Serão sete jogos caso a Seleção Brasileira chegue às semifinais. Três jogos estão garantidos na primeira fase da Copa. O primeiro jogo será contra a Suíça no dia 17/6 (domingo) às 15h, o segundo no dia 22/6 (sexta-feira) às 9h contra a Costa Rica e o terceiro no dia 27/6 (quarta-feira) às 15h contra a seleção da Sérvia.