70ª SBPC

Veja como a UFU participa do maior evento científico do Brasil

Um dos destaques é a iniciação científica da Administração premiada pelo CNPq

Publicado em 25/07/2018 às 09:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Abertura da 70ª Reunião da SBPC aconteceu no último domingo (Foto: Manuel Henrique/Ufal)

Entre os milhares de pesquisadores brasileiros de todas as áreas reunidos na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió (AL), durante esta semana (22 a 28/7), na 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), oito são da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Recebemos prêmio, ministramos minicursos e participamos de fórum de pró-reitores e conferências.

Fórum de pró-reitores

Pró-reitor Carlos Henrique de Carvalho apresentou dados da Região Sudeste

Os cinco coordenadores do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Forprop) falaram, na noite de 23/7, sobre o “Impacto da pesquisa e pós-graduação: uma análise a partir das cinco regiões do país”.

Representando o Sudeste, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, apresentou a distribuição de recursos pelos quatro estados da região, destacando alguns contrastes.

Segundo os dados apresentados pelo pró-reitor, entre as bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pagas em 2017, por exemplo, 55% foram para São Paulo, 27% para o Rio de Janeiro, 17% para Minas Gerais e 1% para o Espírito Santo.

O panorama das demais regiões foi apresentado pelos pró-reitores Helena Cristina Simões (Norte), Marcos Ventura Farias (Sul), Maria Emília Machado Telles Walter (Centro-Oeste) e George Rego Albuquerque (Nordeste). O site do Foprop deve publicar as apresentações de todos os pró-reitores na íntegra nos próximos dias.

Prêmio

Certificados foram entregues a Márcia Freire (esquerda) e Camila Oliveira (direita) pelo reitor Dácio Matheus, da Universidade Federal do ABC

A estudante Camila Maria de Oliveira, do curso de Administração da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), recebeu, no dia 24/7, o certificado e o cheque de R$ 7 mil pelo 15º Prêmio de Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq.

Orientada pela professora Márcia Freire de Oliveira, Camila apresentou os resultados da sua iniciação científica “A economia solidária como determinante na trajetória profissional de seus participantes: um estudo multicasos no setor de reciclagem de Uberlândia-MG”. A estudante acredita que o trabalho se destacou porque aborda os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômica e social. Leia mais sobre a pesquisa na reportagem publicada pelo Comunica UFU.

Além a professora Márcia Freire (esquerda) e da estudante Camila Oliveira (centro), a diretora Karem Ribeiro (direita) participa da 70ª SBPC

Aos 24 anos, Camila está no sétimo período da graduação, na segunda iniciação científica e é formada no curso técnico em Logística pelo Instituto Federal de Triângulo Mineiro (IFTM) de Patos de Minas. No projeto de IC em andamento, também orientado pela professora Márcia Freire, estão analisando o perfil de empresas solidárias, como associações e cooperativas.

Com o destaque, Camila também garantiu uma bolsa de mestrado paga pelo CNPq, além do reconhecimento acadêmico. “Eu era apenas uma aluna da UFU. De repente, todo mundo começa a falar: ‘nossa, é a Camila, da Fagen, orientanda da Márcia. O pró-reitor [de Pesquisa e Pós-Graduação] sabia o meu nome!”

Divulgação científica

Minicurso de divulgação científica é ministrado até dia 26 (Foto: Levy Almeida)

Além de fazer a cobertura do evento, a Comunicação institucional da UFU integra a equipe da Rede Mineira de Comunicação Científica que ministra, de 23 a 26/7, o minicurso “Divulgar é preciso: capacitação de divulgadores da ciência”.

Como editora de ciência da UFU, abordei os aspectos linguísticos da divulgação científica e relatei aos participantes as experiências recentes na nossa universidade, especialmente a partir da criação da Divisão de Divulgação Científica, vinculada à Diretoria de Comunicação, em junho deste ano.

A professora Ana Maria Bonetti, da Faculdade de Medicina (Famed/UFU), também ministra minicurso na 70ª SBPC, de 23 a 26/7. O tema que ela aborda é “Epigenética: além da Genética”, que trata da interação entre genótipo e ambiente e seus efeitos na produção de diferentes fenótipos sem que a molécula de DNA seja alterada.

Bonetti participa ainda de duas conferências: “Os impactos da crise no Brasil sobre a mortalidade na infância”, nesta quarta-feira (24), e “Zika vírus e microcefalia: da descoberta aos dias atuais”, na sexta-feira (27).

Professora Ana Maria Bonetti apresentou a conferência do epidemiologista Rômulo Paes de Sousa sobre mortalidade infantil

As técnicas administrativas Maria da Graça Fialho Koboldt Gomes e Ana Carolina Alcântara, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), também participam da 70ª Reunião da SBPC como ouvintes.

Veja mais informações nas páginas da Ufal e da SBPC.

Palavras-chave: SBPC Divulgação Científica