PESQUISA

Alunos da pós-graduação são recepcionados com aula sobre propriedade industrial

Presidente do INPI conversou com estudantes na noite desta quarta-feira (8/8)

Publicado em 09/08/2018 às 17:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Além da aula com o diretor do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participaram da recepção aos pós-graduandos o reitor Valder Steffen Júnior, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho, e outros gestores da UFU (Foto: Milton Santos)

As boas-vindas aos estudantes de mestrado e doutorado matriculados na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para o segundo semestre de 2018 foram dadas na noite desta quarta-feira (8/8), na Reitoria, pela gestão superior e pelo presidente do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi), Luiz Otávio Pimentel, convidado a ministrar a aula inaugural sobre “Universidade, P&D, Inovação e o papel da Propriedade Industrial”.

A propriedade industrial se refere aos direitos sobre invenções, marcas, desenhos e outras produções, considerando o seu interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do país. No Brasil, o INPI é o órgão responsável pelo registro da propriedade industrial.

Pimentel relatou sua experiência à frente do Inpi, desde 2012, e apresentou os dados do instituto, que estão disponíveis na página www.inpi.gov.br/sobre/estatisticas. “Apesar do decréscimo no número de pedidos de patente, as patentes nacionais têm aumentado e as universidades brasileiras são as que mais depositam”, disse o professor.

Fonte: Relatório de Atividades do INPI 2017

O presidente falou sobre as dificuldades para atender a demanda que chega ao INPI. "Desde 1997 até agora entraram 541 mil pedidos de patente. Desses já tiveram algum tipo de decisão 324 mil. E hoje nós temos um estoque de 217 mil patentes para examinar. E aí os números são difíceis de manter. Como manter uma produtividade alta se eu tenho 217 mil pedidos, entram 28 mil pedidos por ano, eu tenho 350 examinadores dos 450 que estão em exercício e a produtividade deles é 55 decisões finais por ano?”

Pimentel também respondeu às dúvidas do público sobre como funciona o registro da propriedade industrial. Caso alguém tenha interesse em registrar marca, patente, desenho industrial, indicação geográfica, programa de computador, topografia de circuito integrado, transferência de tecnologia ou informação tecnológica, todas as orientações estão disponíveis na página do INPI.

Palavras-chave: Pós-graduação pesquisa Divulgação Científica