Basquete masculino representa UFU na Conferência Central dos JUBs, em Brasília

Time não conseguiu vaga para fase final dos Jogos Universitários Brasileiros, mas deu bastante trabalho para adversários que contavam com vários atletas profissionais

Publicado em 17/08/2018 às 12:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Competição foi disputada no ginásio do Instituto de Ensino Superior Planalto (Iesplan). (Fotos: Arquivo pessoal)

Brasília sediou, entre os dias 7 e 11 de agosto, a Conferência Central dos Jogos Universitários Brasileiros. As competições reuniram equipes de instituições de Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Distrito Federal, em busca das vagas para a fase final dos JUBs – que será realizada em novembro na cidade de Maringá (PR). A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) marcou presença no basquete masculino e terminou na quarta colocação.

Estagiário de 2006 a 2008 e treinador do time em 2009 e 2010, Edicarlos Machado Siqueira está de volta a esta função desde 2015. Ele lamentou a não obtenção do direito a disputar a competição nacional, porém se disse bastante satisfeito com a dedicação e valentia dos seus jogadores, que venderam caro as derrotas para times adversários que contam com vários atletas profissionais. Todos os quatro jogos tiveram como palco o ginásio do Instituto de Ensino Superior Planalto (Iesplan).

“Somos uma instituição federal e que não tem como oferecer bolsas, ao contrário das quatro rivais que tivemos em Brasília. Então, o nosso grupo é formado exclusivamente por estudantes que entraram na UFU passando pelos funis apertados dos nossos processos de seleção. Perdemos as duas primeiras partidas por uma diferença muito pequena de pontos – 69 a 56 para a Unievangélica-GO, e 54 a 49 para a UPIS-DF – e a terceira, por uma vantagem confortável (106 a 70) para a Univeritas-RJ, que viria a ser campeã do torneio. Nossa despedida foi com uma bela vitória: 83 a 63 sobre a Unic-MT”, informou.

Aluno de Ciências Contábeis, Rodrigo César Silva já jogou basquete profissionalmente, vestindo as camisas de times como Minas Tênis Clube, Vila Velha e Unitri/Uberlândia. “É o nosso único atleta com esta experiência, o que valoriza ainda mais o desempenho dos demais”, enfatizou o técnico. Para manter a equipe em ritmo de competição neste semestre, a expectativa está por conta da definição de um campeonato regional. “Ele ainda não tem data confirmada e vai ocorrer em Araporã, Santa Vitória ou Ituiutaba”, revelou.

Edicarlos trabalhou na Comissão Técnica da equipe profissional de Uberlândia entre os anos de 2010 e 2015, quando ocorreu o encerramento das atividades dela. Neste período, conquistou cinco edições do Campeonato Mineiro, foi vice-campeão brasileiro e sexto lugar na Liga das Américas. À frente da equipe da universidade, já são quatro títulos dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) – 2010, 2015, 2016 e 2017 –, além de duas terceiras colocações nos JUBs.

Qualquer aluno regularmente matriculado na UFU pode tentar representá-la no basquete masculino. Os treinos são realizados em três dias da semana: terça-feira, quinta-feira e sábado. As seletivas ocorrem no início de cada semestre e duram, em média, de sete a 15 dias. A divulgação destes testes, bem como os para as equipes de competição das demais modalidades, é realizada pela Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), vinculada à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). "Faço questão de destacar que tanto a Diesu quanto a Proae não vêm medindo esforços para oferecer o pessoal, materiais e toda a infraestrutura necessária para os nossos treinamentos, viagens e competições", sublinhou Edicarlos Siqueira.

Palavras-chave: Basquete Diesu Proae UFU JUMs JUBs