Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

17/08/2018 - 19:27 - Atualizado em 20/08/2018 - 13:32
Professores da UFU lançam série de publicações sobre o ensino superior
“Revolucionando” apresenta três publicações e ainda material audiovisual sobre as práticas didáticas voltadas para a graduação
por Autor: 
Cristiano Alvarenga

Série Revolucionando foi lançada em evento realizado na USP

 

Propor uma revolução na educação. A audaciosa meta surge como proposta e está estampada no título da “Série Revolucionando” lançada no Congresso Internacional de Contabilidade, realizada na Universidade de São Paulo (USP). Com três livros e material audiovisual fundamentado em técnicas de storyboards, ou contação de histórias, os professores Gilberto José Miranda e Ednalda Araújo Leal, ambos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Silvia Pereira de Castro Casa Nova (USP), projetam trazer novas abordagens para o processo de ensino aprendizagem no ensino superior.

Os três livros da série retratam diferentes abordagens vivenciadas na academia. As práticas em sala de aula, o desempenho do estudante e a rotina do professor são retratadas nas obras. Conheça cada uma das publicações:

  • Revolucionando a sala de aula: apresenta diferentes metodologias ativas e estratégias que visam tornar o estudante mais ativo no processo de construção do conhecimento.
  • Revolucionando o desempenho acadêmico: o desafio de Isa – apresenta uma abordagem diferente dos livros tradicionais, uma “novela acadêmica” que tem o propósito de mostrar “os segredos do desempenho acadêmico” em um formato totalmente diferente.
  • Revolucionando a docência universitária: apresenta conceitos, orientações e técnicas direcionados para prática docente. Planejamento, currículo do ensino superior estão entre as temáticas da publicação.

Contação de histórias

Além das publicações em formato de livro, digital e impresso, o projeto utiliza técnicas de storyboards para apresentar temáticas relacionadas ao ensino superior em formato de contação de história. Os próprios autores participaram da  preparação e adaptação dos do roteiro e também na interpretação dos papéis vivenciados pelos personagens.

Veja abaixo uma parte do trabalho audiovisual produzido pelos autores da Série Revolucionando:

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal