EVENTO

UFU promove feira de embaixadas e expõe projetos de inovação no Cities

Pesquisadores devem agendar encontros com representantes estrangeiros

Publicado em 17/08/2018 às 14:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Austrália, Canadá, Portugal, Chile, Dinamarca, Reino Unido, Suíça, EUA e Irlanda já confirmaram presença (Foto: Marco Cavalcanti)

A segunda edição do Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Cities 2018) acontecerá em Uberlândia, entre os dias 27 e 30 de agosto, e, neste ano, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é coorganizadora do evento.

No espaço Brain, com acesso gratuito, a UFU realizará, no dia 28, das 9h às 16h, uma feira de embaixadas, denominada Encontro Internacional para Ensino e Inovação. Representantes de nove países - Austrália, Canadá, Portugal, Chile, Dinamarca, Reino Unido, Suíça, Irlanda e Estados Unidos - já confirmaram presença e outros ainda são aguardados.

Também participará da feira de embaixadas o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, associação composta por 83 instituições cuja missão é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais.

O objetivo da feira é proporcionar aos pesquisadores um espaço de diálogo com outros países sobre intercâmbio, ciência e inovação. O público-alvo são professores e estudantes de pós-graduação, mas os cursos de graduação também podem participar.

Os interessados precisam agendar os encontros, enviando e-mail até a próxima quinta-feira (23/08) para administ@intelecto.ufu.br, informando o país e o horário de preferência. Os pesquisadores terão até meia hora para conversar com o representante de cada país.

O Cities terá ainda palestras, mostra de inovação, rodada de negócios, talk show e apresentação cultural com a cantora britânica Jesuton. Algumas atividades requerem inscrição paga. Consulte a programação e outras informações em http://citiesbrasil.com.

Mostra de Inovação

Cinco trabalhos da UFU estão inscritos na Mostra de Inovação, que apresenta projetos inovadores de startups, universidades e empresas de base tecnológica que tenham produtos ou soluções para os setores prioritários, como educação. A mostra será realizada nos dias 28 e 29/08.

Um dos expositores é a eSolvere, empresa vinculada ao Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem/UFU), que desenvolve soluções baseadas em análise de imagem para o controle de qualidade de informação nos produtos fabricados na indústria.

Também estará presente o UberHub Code Club, programa gratuito de incentivo à formação de talentos na área de tecnologia, realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia (Coden Uberlândia 2100). O UberHub Code Club é coordenado pelos professores Luiz Claudio Theodoro e João Henrique de Sousa Pereira, da Faculdade de Computação (Facom/UFU), e pela engenheira Cynthia Guerra Braga.

“O Cities um evento internacional, aqui em Uberlândia, que reúne temas sensíveis para a universidade e para a comunidade externa. É importante a UFU se envolver para que ela tenha uma maior inter-relação com a comunidade externa, com a sociedade civil, as organizações públicas e entidades sem fins lucrativos, como Sebrae e Fiemg. A UFU pode contribuir inserindo a preocupação da educação e da inovação em prol do desenvolvimento sustentável”, afirma o diretor de Inovação da UFU, Thiago Paluma.

A Diretoria de Inovação e Transferência Tecnológica (Agência Intelecto e Ciaem) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), a rádio e a TV Universitária também vão expor seus trabalhos em estandes no evento.

Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade – CITIES 2018

Data: 27 a 30 de agosto

Local: Casa Garcia (Av. Maria Silva Garcia, 402 - Granja Marileusa. Uberlândia-MG)

Encontro Internacional para Ensino e Inovação