13/09/2018 - 18:15 - Atualizado em 14/09/2018 - 10:53
Evasão nos cursos de graduação em pauta na UFU
Dois projetos farão mapeamento de motivações e causas que levam o estudante a desistir ou prolongar a conclusão dos estudos na universidade
Cristiano Alvarenga

A evasão configura uma das grandes problemáticas relacionadas ao ensino superior. O tema foi abordado na edição 181 do Jornal da UFU (foto) e agora ganha espaço em projetos vinculados ao Programa Institucional de Graduação Assistida (Prossiga).

No edital vinculado Subprograma Observação da Vida Estudantil (PROOVE) foram aprovadas duas propostas vinculadas à temática: 1) Evasão, retenção e permanência na UFU: inclusão social e direito à educação e;  2) Evasão nos cursos de ciências exatas da UFU: mapeamento e demandas.

As propostas aprovadas utilizarão os dados oficiais relacionados à evasão, retenção e aprovação nos cursos de graduação e sugerir possíveis políticas que possam aperfeiçoar as ações da universidade nestes temas. Serão investidos até R$ 15 mil por projeto. Os projetos terão duração de oito meses,  com encerramento dos trabalhos previsto para o dia 22 de dezembro de 2018.

Propostas aprovadas

A proposta “Evasão, retenção e permanência na UFU: inclusão social e direito à educação”, é coordenada pelo professor Leonardo Barbosa e Silva e faz parte do trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa Observatório de Políticas Públicas da UFU. O projeto prevê a revisão das definições dos conceitos de evasão e retenção,  elaboração do perfil entre os cursos de graduação da área de humanas com indicação de possíveis motivações que amparam os dados relacionados ao abandono de curso ou conclusão em tempo superior ao previsto na grade curricular.

A outra proposta aprovada, intitulada “Evasão nos cursos de ciências exatas da UFU: mapeamento e demandas” é coordenada pelas professoras Laís Bássame Rodrigues e Alessandra Riposati Arantes e, além do enfoque conceitual sobre evasão e retenção, fará a análise e interpretação dos dados oficiais dos cursos de graduação vinculados às Ciências Exatas.