Fundação de Apoio Universitário lança edital de fomento

Auxílio financeiro da FAU será para pesquisas da pós-graduação stricto sensu

Publicado em 17/09/2018 às 10:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Podem concorrer projetos de todas as áreas do conhecimento (foto: Milton Santos)

A partir de 2019, as pesquisas realizadas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) terão uma nova fonte de financiamento. Isto porque a Fundação de Apoio Universitário (FAU), vinculada à universidade, passará a fomentar trabalhos científicos.

O primeiro edital para este fim será divulgado no dia 20 de setembro. Serão disponibilizados R$ 224 mil para a pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrado e doutorado. O recurso financeiro corresponde a 10% do que a fundação arrecadou desde agosto de 2017 com os cursos de especialização (lato sensu) não gratuitos oferecidos pela universidade.

A chamada pública visa dar suporte a pesquisadores da UFU de todas as áreas. Podem participar professores doutores ativos, desde que estejam credenciados em programas de pós-graduação stricto sensu. Serão contempladas até 40 propostas. O apoio financeiro será de R$ 5.600 por projeto de pesquisa.

Os recursos podem financiar informática, material de consumo, despesas com publicações em periódicos internacionais A1, A2, B1 e B2, taxa de inscrição em eventos, tradução de artigos para periódicos e os 10% das despesas operacionais da FAU.

O auxílio financeiro conta como financiamento externo. “Para o programa de pós-graduação é interessante ter uma fonte de financiamento externo para cumprir a exigência de que o professor permanente tenha projeto financiado por fonte externa”, observa o supervisor de fundações da UFU, Lucimar Ávila.

O edital será publicado no site da FAU e da UFU. A data limite para apresentação das propostas é 30/10. Uma comissão indicada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação fará a seleção dos projetos de acordo com critérios constantes no edital.

O auxílio estará disponível para as pesquisas a partir de 7 de janeiro de 2019. Os recursos financeiros que porventura não forem utilizados serão destinados à mesma finalidade no ano seguinte.

Diretor da FAU prevê aumento de verbas em 2019 (foto: Milton Santos)

A FAU foi criada em 1982 para aprimorar e facilitar as atividades de administração financeira de cursos, projetos de pesquisa, ensino e extensão e ainda convênios e contratos com a interveniência da UFU. De acordo com o diretor executivo da fundação, Rafael Visibelli, esta é a primeira vez que a FAU assumirá diretamente o papel de fomentadora.

A ação da FAU decorre de um acordo entre a fundação, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual e a UFU. Nele ficou estabelecido que, dos recursos oriundos das cobranças de cursos lato sensu, 10% seriam destinados pela FAU ao fomento de pesquisas, além do fundo institucional correspondente a 3% que já é repassado para a universidade.

Outros 15% permanecem na FAU e o restante fica com a Unidade Acadêmica que oferece o curso. “Nós estamos hoje com 13 cursos e a tendência é que esse número aumente em 2019, e aumente essa verba”, prevê Visibelli.

Palavras-chave: Financiamento recursos edital FAU Fundação apoio pesquisas