Sustentabilidade

Participe do combate ao Aedes aegypti na UFU

Estudantes, técnicos e toda comunidade externa podem participar

Publicado em 19/09/2018 às 14:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

O Projeto “Mobilização Social para Monitoramento e Controle do Aedes aegypti” promove a sensibilização da comunidade para eliminação dos potenciais criadouros do mosquito. Com a proliferação do Aedes aegypti durante a época de chuva, é fundamental que toda comunidade interna e externa à instituição reproduza ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, entre outras doenças.

Os participantes do evento irão monitorar, identificar e mapear os criadouros do mosquito nos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A partir do reconhecimento das áreas de risco de infestação, serão realizadas atividades de inspeção e eliminação do foco, com o auxílio da equipe organizadora.

O coordenador do projeto, Eunir Augusto, afirma a importância da iniciativa na universidade enquanto estratégia para promoção da saúde a partir da atuação social. "Este projeto será um grande aprendizado para os participantes e, também, toda nossa equipe. É preciso promover ações continuadas para combater o mosquito, assim, ao final do evento, vamos elaborar um mapa que irá indicar os locais de risco para que o monitoramento continue”.

A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Sustentabilidade, unidade administrativa da Prefeitura Universitária, com apoio da Escola Técnica de Saúde – ESTES e do Instituto de Geografia.

O encontro de abertura tem previsão para o dia 10 de outubro, onde os participantes poderão se integrar ao projeto e viabilizar a realização em todos os campi da universidade. As inscrições estão abertas até o dia 28 deste mês. Após a seleção do grupo, serão realizadas atividades de integração, o curso de aperfeiçoamento, entre outras ações.

Sobre o projeto

A iniciativa é parte do projeto Sala Verde credenciado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) como “UFU Sustentável”. Este espaço promove ações educomunicativas na instituição voltadas à questão ambiental, a fim de viabilizar a participação efetiva da comunidade acadêmica. O Projeto “Mobilização Social para Monitoramento e Controle do Aedes aegypti: da Universidade à Cidade” tem como diferencial o incentivo à participação externa da instituição,e modo que toda sociedade local esteja ciente e se integre a proposta.

Acompanhe abaixo a entrevista do professor José Carlos da Estes, sobre a ação.

Palavras-chave: sustentabilidade Aedes aegypti