Tem café?

Saiba de onde vem o café que você consome na UFU

Publicado em 14/09/2018 às 14:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Você sabia que o café consumido na UFU (esse que está disponível na sala dos professores, reitoria e setores da universidade) é plantado, colhido, separado,  torrado e moído em uma propriedade da instituição? Na fazenda do Glória é onde todo o processo acontece.

São mais de 100 mil pés de café plantados, grãos do tipo Arábica, dentro de 25 hectares de área. (Foto: Milton Santos)

A colheita é mecanizada e realizada no mês de maio. (Foto: Milton Santos)

Após a colheita, todos os grãos são dispostos em um terreiro para a etapa de secagem. O processo que se segue é realizado por um maquinário.

Esse maquinário separa, torra e mói o café que é levado para o almoxarifado central onde há a distribuição pelas casas de café da universidade. (Foto: Milton Santos)

São 800 kg de café distribuídos mensalmente. E em janeiro de 2019 esse número aumentará para 1.000 kg mensais. (Foto: Milton Santos)

Nas casas de café da UFU (copas) trabalham servidores terceirizados que preparam o café que é distribuído por todas as salas, blocos e campi da UFU. O atendimento é das 7h às 10h e das 13h às 14h30. (Foto: Marco Cavalcanti)

Além do café com açúcar e sem açúcar, chamados de doce e amargo, respectivamente, são distribuídos também chás: mate ou de canela. (Foto: Marco Cavalcanti)

Ketelin de Freitas trabalha no Campus Santa Mônica e relata seu dia a dia de trabalho: “A gente chega às 6 da manhã na UFU. O trabalho é dividido entre duas pessoas. Uma faz o café de doce e a outra faz o amargo e o chá. Então a gente chega, os caldeirões já estão meio mornos, terminamos de esquentar a água e passamos o café.

E ao longo do dia que o pessoal vai chegando a gente vai enchendo as garrafas”, conta Ketelin. (Foto: Marco Cavalcanti)

Palavras-chave: CAFe café da ufu de onde vem o café da ufu café ufu