13/09/2018 - 11:01 - Atualizado em 13/09/2018 - 11:01
UFU disponibiliza livro gratuito sobre história da alfabetização
É possível acessar a obra pela site da Edufu
Jussara Coelho

Publicado pela editora da Universidade Federal de Uberlândia, a Edufu, a obra é um resultado do trabalho do grupo de pesquisa “História da Alfabetização: Lugares de Formação, Cartilhas e Modos de Fazer” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU (Ppged). A obra foi organizada pela professora Sônia Maria dos Santos e o doutorando Juliano Guerra Rocha, conta com capítulos de pesquisadores da UFU e de outras universidades brasileiras.

O livro problematiza questões como “Como utilizar as fontes selecionadas na historiografia da alfabetização? Quais são as potencialidades dessas fontes?”. A contribuição vai além, entretanto. As pesquisas iluminam a compreensão de aspectos marcantes da tradição teóricometodológica do campo e também podem ser relevantes para a contextualização de políticas públicas que possam se organizar tomando como norte o processo de alfabetização.

A Edufu

A Edufu tem o propósito de publicar livros e periódicos que divulgam a produção acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia e de outras IES, conforme orientações da CAPES para evitar endogenia. Desse modo, atende à comunidade acadêmica e às necessidades da administração universitária com produtos gráficos e editoriais, contribuindo para a democratização do acesso às ciências e às humanidades. A Editora é um dos principais canais para a visibilidade institucional da UFU na comunidade científica, contribuindo para seu crescente impacto.

Leia o livro.